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30 maio 2013

Secretaria Municipal da Educação visita "Projeto Arrastão" em São Paulo

Pedagogia Social
Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social participam de programas socioeducativos de escolas públicas apoiados pelo Projeto Arrastão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. 

O principal objetivo da área é desenvolver cidadãos com opinião própria, visão crítica da realidade e capacidade para mudar suas próprias vidas. Crianças, jovens e adolescentes frequentam a organização participando dos programas da área pedagógica como: Educação Infantil, CCA, Arrasta-Lata, Arrastão em Coro e Programa de Formação de Jovens.
Arte e Cultura
O Projeto Arrastão incentiva a arte e a cultura entre crianças, adolescente e jovens. Com o objetivo de gerar autoconhecimento, inclusão social, mostrando caminhos para aguçar o conhecimento e a opinião crítica de cada um, a organização apóia e ajuda a manter programas como os núcleos de Dança, Teatro e Música, que fazem da arte um verdadeiro espetáculo.
O Arrastão em Coro é uma iniciativa do Projeto Arrastão criada em 2008. Crianças e adolescentes entram no universo do conhecimento e da prática musicais por meio do canto em grupo e, de forma lúdica, desenvolvem suas habilidades, senso crítico, estético coletividade, companheirismo, auto-estima e respeito mútuo. 

Integram o Arrastão em Coro, 80 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, de 8 a 14 anos. A metodologia de trabalho aplicada propõe incentivar os alunos por meio de brincadeiras que levam ao envolvimento, bem como à sensibilização musical trabalhada na Oficina Coral.
O Arrasta-Lata é uma iniciativa do Projeto Arrastão que utiliza a percussão como meio de aumentar o interesse dos alunos pela valorização do meio-ambiente. O grupo é formado por 60 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 14 anos. 

Os jovens aprendem em oficinas de educação ambiental o valor da reutilização de materiais e são orientados a desenvolver os seus próprios instrumentos. Para isso, eles reaproveitam o que para muitos seria apenas lixo, como garrafas pet, calotas de carro, latinhas de refrigerante e óleo e também tambores de lata

No Arrasta-Lata os jovens também desenvolvem a habilidade com os instrumentos para aprimorar sua capacitação na arte musical. Além do respeito pela natureza, o projeto busca fortalecer a autoestima e a identidade étnico-cultural, através de um repertório musical que vai do baião ao samba.

Os alunos do Arrasta-Lata recebem aulas de informática, educação corporal, dança e realizam intervenções na comunidade, afim de identificar os problemas causados pelo acúmulo de resíduos.
O Núcleo de Dança nasceu em fevereiro de 2010 pelas mãos do ex-aluno do Projeto Arrastão, e hoje bailarino profissional, Rubens Oliveira. O projeto tem o objetivo de iniciar os jovens, entre 15 e 18 anos de idade, no desenvolvimento corporal e proporcionando uma aproximação maior com a arte e a cultura em geral. Os alunos recebem noções de presença de palco, expressão corporal e ritmos.
O Grupo Quereres é um grupo de teatro que nasceu como laboratório experimental com vivências e oficinas teatrais em 2005. A ideia surgiu de um curso promovido pelo Programa de Formação de Jovens dentro do Projeto Arrastão.

Na programação destinada a jovens de 15 a 21 anos de idade, atividades para desenvolver competências sociais e empreendedoras, além de proporcionar a troca de experiências com profissionais de diversas áreas como canto, dança, música, entre outras. Fonte
Projeto Arrastão - Núcleo Pélagos de Dança

A chapeira, ou cartão de pregas, é usada para guardar e expor as filipetas do nome. As crianças manuseiam a filipeta diariamente.
O quebra-cabeça.
O nome em letras maiúsculas aparece em cada pedaço e oferece a oportunidade para iniciar o emparelhamento da letra minúscula com a maiúscula.
O baú das letras 
O educador constrói um baú no qual cada criança guarda os dominós com as letras do seu nome.
Um pé de livros:

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