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24 setembro 2015

Brasil é 38º – de 44 países – em teste de raciocínio do Pisa

Alunos em escola de Sergipe: apenas 1,8% dos alunos brasileiros são "top", na avaliação da OCDE. Na Rússia, número chega a 7,3%. Em Singapura, quase 30%

Os alunos brasileiros estão penando em testes de raciocínio rápido e de problemas ligados ao dia a dia. Entre os 44 países avaliados em uma nova etapa do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, da OCDE, o Brasil ficou em 38º lugar.
Na prova, aplicada a estudantes de 15 anos sobre problemas matemáticos da vida real, o país conquistou uma média de 428 pontos. Singapura e Coreia, os campeões, conquistaram 562 e 561 pontos, respectivamente.
O Brasil também tem poucos alunos de ponta, considerados “top-performers”. Aqui, 1,8% dos alunos têm desempenho extraordinário para resolver problemas considerando todas as variáveis que podem afetar o resultado.
Em Singapura, são 29,3%; no Japão, 27,6%. Fonte
Essa é a primeira vez que o teste avalia: autonomia, raciocínio crítico, liderança, facilidade de relacionamento e tolerância. Preocupada com o desempenho dos nossos estudantes, a Secretaria Municipal da Educação tem investido gradativamente nas escolas, iniciando pelas de tempo integral. A aquisição do material do Programa Mind Lab visa possibilitar aos estudantes uma experiência significativa e mediada com os conteúdos curriculares. A ênfase do trabalho está no jogo como recurso didático privilegiado, pois possibilita viver experiências que representam os grandes desafios da realidade, alem de ser divertido, acolhedor e empolgante. 
Batalha dos Submarinos
Objetivos das aulas
 Destacar o uso de perguntas para produzir e organizar informações e dados
• Trabalhar a importância de dar respostas precisas e claras
• Apresentar e explorar o conceito de coordenadas
• Apresentar o Método do Detetive
Regras do jogo
Objetivo do jogo
Ser o primeiro jogador a afundar toda a frota do oponente. Regras do jogo:
1.Após desenhar sua frota no Mapa da Frota, cada jogador deve ter seu Mapa de Alvos vazio, onde todas as informações obtidas sobre a frota do oponente devem ser registradas.
2.Cada jogador, na sua vez, diz as coordenadas de uma casa onde imagina que haja um submarino posicionado.
3.O oponente deve responder da seguinte forma:
a.“Acertou”: quando parte do submarino da sua frota for atingida.
b.“Afundou”: quando todas as partes de um submarino forem atingidas.
c.“Água”: se nenhuma parte de submarino for atingida.
4.O jogador que perguntou deve anotar as respostas em seu Mapa dos Alvos, seguindo a seguinte orientação:
a.“ O ” para cada acerto.
b.“ X ” para cada água.
5.O jogo termina quando um dos jogadores afundar toda a frota do oponente.

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