Image Map

20 setembro 2015

Pensar o ato de ler para além da decodificação

Na última terça-feira, dia 15, realizamos mais um encontro com professores coordenadores e professores das turmas de quartos e quintos anos das EMEFs de Marília. Como parte da Oficina Pedagógica Análise Textual, esta etapa teve como objetivo refletirmos sobre a leitura como atribuição de sentido ao texto. 
O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal da Educação iniciou com a socialização das práticas de três professoras. Durante a fala das mesmas, as monitoras do curso – professoras Joice e Silvana – junto com os demais professores, faziam intervenções e questionamentos. Em seguida realizamos a leitura silenciosa do texto “Velhas Histórias”, de Mário Quintana. O contato com o texto e a ampliação da compreensão, por meio da metodologia “Descoberta de texto” (Bajard), permitiu a análise aprofundada do conteúdo e a relação com a forma do texto.
A proposta de continuidade das atividades foi a aplicação das proposições em sala de aula para novas socializações. Por Silvana Paulina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário