No último dia 03 de setembro a Secretaria Municipal da Educação promoveu mais um momento de formação continuada de educadores em sua sede. Desta vez o público-alvo foram os professores de quintos anos da Rede Municipal.
Elaborado pela equipe pedagógica do Ensino Fundamental, a formação abordou aspectos relevantes em relação à intervenção textual, oportunizando momentos de reflexão acerca dos critérios norteadores da avaliação de texto, por meio de um olhar mais direcionado do professor e que contribua na elaboração de estratégias de intervenção mais eficazes no processo de formação de escritores competentes.
Contando com a participação e envolvimento dos participantes, o encontro apresentou possibilidades muito significativas para o encaminhamento do trabalho com produção textual e leitura, como: a descoberta de texto e atividades de retorno ao texto (objetivando a análise dos aspectos linguísticos, de acordo com o gênero textual e a intenção do professor). Para propor tais atividades foi apresentado o texto: “História de assombração” do autor Mário Neme.
O encontro foi muito positivo e ofereceu importantes subsídios para que o docente tenha condições de refletir sobre sua prática no que tange a produção de texto, buscando formas de aperfeiçoar o trabalho em sala de aula. Aos professores que manifestaram interesse em aprofundar os estudos em relação ao tema, foi dada a oportunidade de participação em oficinas pedagógicas de análise textual, que serão oferecidas a partir da próxima semana pela Secretaria Municipal da Educação, tendo como foco os professores de quartos e quintos anos do Ensino Fundamental. Por Odirlei de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário