Dando continuidade ao programa de capacitação do Projeto Mind Lab, as EMEFs Célio Corradi e Nicácia Garcia Gil, trabalharam com o jogo Code Breaker. Neste jogo, destaca-se a importância de obter e transmitir informações claras e precisas, desenvolvendo a habilidade de construir conclusões lógicas a partir das informações disponíveis.
Objetivos do encontro:
• Explicar as vantagens do uso de Jogos de Raciocínio no desenvolvimento de habilidades
• Ressaltar a importância dos Métodos como organizadores de raciocínio
• Apresentar o Método do Semáforo e o Método do Detetive
• Ensinar as regras do jogo “Code Breaker”, do Kit do Aluno
• Promover a construção de estratégias
• Estimular a utilização de estratégias e métodos, nos jogos e na vida
Objetivo do jogo:
Ser o primeiro jogador a decifrar o código de seu oponente, que é formado por quatro algarismos.
Preparação do jogo:
1.Cada jogador um recebe um tabuleiro, uma folha de papel e um lápis.
2.Antes do jogo começar, cada jogador cria um código de quarto dígitos e o mantém escondido. O código deve incluir os algarismos de 1 a 4 (Nível 1).
3.Nenhum algarismo deve ser usado mais de uma vez. (Exemplo: um código NÃO pode ser “2 2 1 4”, pois o algarismo 2 aparece duas vezes)
Ilha do tesouro:
Habilidades priorizadas:
•Desenvolver e utilizar estratégias de raciocínio
•Explorar os dados de forma planejada, sistemática e ordenada
•Formular perguntas pertinentes para a melhor compreensão de uma situação-problema
•Planejar ações para alcançar um resultado pré-estabelecido
•Agir de maneira não impulsiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário