Image Map

20 setembro 2015

Escolas de tempo integral: jogos

A partir desse ano, uma vez por semana, os estudantes da EMEF Nicácia Garcia Gil participam  de uma aula diferente cheia de desafios, raciocínio, regras e paciência. A intenção da Secretaria de Educação com a aquisição desses materiais para as escolas de tempo integral é levar o estudante a pensar de forma criativa. Além disso, lidar com situações de conflitos, competir de forma saudável, planejar e tomar decisões. 
Neste ano, conforme a turma, estão sendo desenvolvidos diversos jogos. O material é composto de caderno de atividades para o professor e aluno. 
Cada jogo é explorado de forma dinâmica. O jogo Mancala foi desenvolvido em diferentes etapas e atraiu a atenção dos alunos.
Objetivo do jogo
Acumular mais sementes que o oponente no seu depósito (kalaha). 
Regras:
• Coloque 6 sementes em cada uma das suas 6 covas (ou 4 sementes em uma versão mais simples). A cavidade à direita do jogador é seu depósito (Kalaha).
• Esvazie uma de suas covas e distribua essas sementes, uma por uma, nas covas subsequentes no sentido anti-horário, inclusive em sua Kalaha, mas nunca na Kalaha de seu oponente .
• Se a distribuição acabar em sua Kalaha, você joga de novo.
• Se a distribuição acabar em uma de suas covas que estava vazia, as sementes desta cova e da cova oposta vão para sua Kalaha.
• Quando todas as covas de um jogador ficam vazias, o jogo acaba e as sementes restantes nas covas do oponente vão para a Kalaha do jogador que esvaziou suas covas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário