Image Map

02 setembro 2015

Formação continuada para professores de 4º ano

Aconteceu no dia 27 de agosto, quinta-feira, o primeiro encontro de professores das turmas de 4º ano da rede municipal de ensino de Marília para a formação continuada. O objetivo foi a apresentação do gênero textual a ser solicitado na produção de texto durante o SAREM, como parte da avaliação externa realizada pela Secretaria Municipal da Educação. 
Como parte da apresentação do tema, a equipe técnica pedagógica preparou uma sequência didática para promover a reflexão sobre as características da narrativa – conto. 
A conversa teve início com a explanação sobre o gênero a ser analisado e os diferentes referenciais teóricos que embasaram as discussões. Em seguida, realizou-se a análise do texto “Velhos fantasmas” de L. F. Riesemberg a partir: da descoberta de texto; da apresentação da estrutura do texto; da marcação de diálogo; da caracterização do ambiente; da cadeia anafórica relacionada aos fantasmas e a análise dos verbos flexionados relacionados aos fantasmas.
O encontro foi finalizado com a apresentação de propostas de atividades para a ampliação do campo semântico e lexical, a partir da proposição de uma reflexão sobre o vocabulário a ser utilizado em determinado gênero textual e seu conteúdo. Foi sugerido, também, a análise e construção de uma ficha da narrativa para a produção textual.
Para as análises e discussões, os professores receberam uma apostila com o conteúdo das orientações. O encontro terminou com a proposição de continuidade das discussões em outro momento. Por Silvana Paulina de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário