Selecione os recursos para cada atividade
A escolha dos livros que serão consultados pela garotada e a organização de materiais como brinquedos, calculadoras, jogos e letras móveis - enfim, de tudo o que será usado na aula - precisa ser feita com antecedência. Desse modo, todos terão à disposição os recursos mais adequados e úteis para a realização das diferentes tarefas.
Reorganize a sala de acordo com a tarefa
A adequação do ambiente é o primeiro passo para um trabalho produtivo. Por isso, deixe-o arrumado de forma compatível com a atividade a ser realizada. Ao encontrar o pátio com cordas e bolas ou uma sala escura para ouvir histórias de terror, todos se envolvem mais com a proposta de ação.
Aproveite todo o material disponível
Não deixe que computadores e materiais específicos para o ensino de Arte ou de Ciências, por exemplo, fiquem encaixotados por falta de iniciativa ou medo de que estraguem. Se isso ocorre em sua escola, procure uma formação específica para utilizar esses recursos adequadamente e compartilhe essa atitude com seus colegas.
Não tranque os livros no armário
Obras de diferentes gêneros que compõem o acervo da escola precisam ficar disponíveis para consulta ou leitura por prazer. Em vez de deixá-las em armários trancados, coloque-as em uma sala de fácil acesso ou na própria classe, em prateleiras ou caixas à vista. Isso incentiva o hábito da leitura e o cuidado no manuseio das publicações.
"Manter os trabalhos dos alunos expostos faz com que aprendam a apreciar e valorizar o que é do outro e acompanhar o que foi feito por todos."
Roberta Panico, coordenadora pedagógica do Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac)
Peça ajuda para arrumar os espaços
Ao terminar uma atividade, a responsabilidade por organizar a sala pode ser dividida com toda a turma. Deixar em ordem o ambiente compartilhado com colegas e professores de outras classes demonstra respeito aos demais.
Transgrida e mude sua prática
Experimente novos materiais, varie o tipo de atividade e reveja estratégias constantemente. Evite induzir todos os passos dos estudantes e permita que encontrem outras formas de trabalho. Essa mudança de rumo alarga as possibilidades de aprendizagem deles. Fonte
A organização do espaço interfere na aprendizagem
Disso decorre a importância do planejamento e da elaboração "detalhada" do semanário. Não se trata de um documento burocrático, que visa o "controle" do professor, mas ao contrário, de um grande instrumento de elaboração da proposta de trabalho docente, de preparação, reflexão, pesquisa, autoria, etc. O planejamento das aulas requer pensar com muita intencionalidade sobre os espaços, materiais, objetivos, conteúdos, avaliação de como a aula vai acontecer. Além do professor se preparar com mais precisão, essa prática permite que, em uma eventualidade em que o professor precise se ausentar, o substituto possar dar andamento adequado nas atividades que estão sendo desenvolvidas, sem prejuízo para os alunos.
Olá, adorei o blog e as dicas... também sou professor da rede de Marília e possuo um blog para troca de experiencias entre os educadores... www.wagnerpoeta.blogspot.com.
ResponderExcluirObrigado pela visita e pela interlocução conosco!
ExcluirFaremos a divulgação do seu blog na "minha lista de blogs".
Volte sempre!
Um abraço
Secretaria Municipal da Educação de Marília - SP