Quando um jovem afirma em tom de desafio “Não gosto de ler”, diz também que não desenvolveu as capacidades necessárias que lhe permitam tirar prazer da leitura. Na maior parte das vezes, os jovens não sabem o que ler implica, não percebem que não se trata de uma mera decodificação de palavras, mas de um processo mais complexo, mais mobilizador, muito estimulante. A investigação revela que é necessário criar este metaconhecimento, este mapa interior, para que os alunos possam lançar-se ao caminho, sabendo, por fim, a direção a seguir.
O que queremos refletir?
Estratégias de leitura são técnicas ou métodos que os leitores usam para adquirir a informação, ou ainda procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar o processo de compreensão em leitura. São planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão (Duffy & cols., 1987; Brown, 1994; Pellegrini, 1996; Kopke, 2001).
Onde queremos chegar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário