Image Map

15 fevereiro 2013

Sua escola forma leitores?

Literatura - biblioteca. Foto: Edson Angelo Migliari
Responda às sete questões deste teste e avalie se a prática pedagógica desenvolvida na sua escola está contribuindo para a formação de leitores literários.
Livros sem palavras na Educação Infantil
Na creche e na pré-escola, os educadores devem privilegiar livros com figuras e sem texto e até substituí-los por fantoches para contar histórias porque as crianças ainda não sabem ler.
Esta é uma boa prática para iniciar o contato dos pequenos com o universo literário?
 Sim
 Não
Comportamentos leitores
Ao invés de aplicar uma prova ou um questionário de interpretação de texto, uma professora do 5º ano decidiu trabalhar a leitura que os alunos acabaram de fazer de uma obra literária promovendo um debate sobre o que entenderam, as partes de que mais gostaram, as de que não gostaram e a opinião que construíram sobre o texto e seu autor.
Podemos dizer que essa professora considera os comportamentos leitores como conteúdos de ensino e aprendizagem?
 Sim
 Não
Ler por prazer
Para a coordenadora pedagógica de uma escola de Ensino Fundamental, o mais importante em um trabalho voltado à formação de leitores literários é garantir que a leitura seja sempre uma atividade prazerosa. Por este motivo, ela orienta os professores a não cobrar a leitura obrigatória de obras literárias na escola.
Esta coordenadora está contribuindo para a formação de leitores literários?
 Sim
 Não
Filmes no lugar de livros
Os alunos de uma turma do 7º ano detestam livros. Preferem jogar bola, videogame e ouvir música. Por isso, a professora substitui a leitura dos livros pela exibição de filmes feitos com base em adaptações literárias.
Com essa estratégia ela vai formar leitores?
 Sim
 Não
Empréstimos de livros
Preocupada com a grande quantidade de livros que os alunos perdiam ou estragavam ao levar para casa, a equipe gestora de uma escola pública criou uma campanha educativa para ensinar pais e alunos a preservar o livro da biblioteca como um bem coletivo e estabeleceu que o usuário ficaria impedido de realizar novos empréstimos, enquanto não devolvesse o livro atrasado.
Foi uma boa solução?
 Sim
 Não
Variedade de gêneros
Uma professora da creche começou a ler contos de fadas para seus alunos e percebeu que eles rapidamente se encantaram com esse gênero. Com medo de perder o interesse dos pequenos, ela planejou ler apenas esse tipo de história até o final do ano.
Ela está certa?
 Sim
 Não
Formação do professor leitor
Muitos professores não tiveram acesso a obras literárias em casa nem construíram práticas sociais de leitura (na Educação Básica e nos cursos de graduação universitária). Por isso, essa pessoa que tem pouca familiaridade com a literatura não pode se transformar em um agente disseminador de boas práticas leitoras.
Você concorda?
 Sim
 Não
Você terminou. Este teste não tem intenção de tabular erros e acertos ou traçar um perfil. A ideia é que você reflita sobre as questões colocadas e avalie a postura da sua escola em relação à formação de leitores literários. 
Para fazer o teste e ter acesso aos comentários das respostas: clique aqui

Se você se interessa sobre o assunto e deseja partilhar conosco reflexões sobre a metodologia de trabalho de formação do leitor, você é nosso convidado! Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário