Image Map

07 março 2013

Encontros de orientação sobre deficiência visual

563080_529082377136181_639662249_n_large
O CAP - (Coordenadoria de Apoio Psicopedagógico) iniciou nesta semana, encontros de orientação aos professores e coordenadores de EMEIs e EMEFs, que possuem crianças com deficiência visual matriculadas em suas unidades escolares. 
Os encontros acontecerão toda primeira segunda-feira do mês e tem por objetivos subsidiar os profissionais da rede, propiciando a troca de experiências, orientações em relação a metodologia e recursos didáticos que atendam as reais necessidades dessas crianças, além do estudo e reflexões da prática pedagógica para a quebra de preconceito e reconstrução de valores, viabilizando assim a verdadeira inclusão dessas crianças.
Fotos do encontro:
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.
Bbxlggtceaa00nj_large
A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões.
Ser empático é ter afinidades e se identificar com outra pessoa. É saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Quando alguém diz “houve uma empatia imediata entre nós”, isso significa que houve um grande envolvimento, uma identificação imediata. O contato com a outra pessoa gerou prazer, alegria e satisfação. Houve compatibilidade. Nesse contexto, a empatia pode ser considerada o oposto de antipatia. Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário