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09 março 2013

Frequência X aprendizagem

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É sabido que no Brasil ainda existem muitos passos a serem dados em direção a uma boa qualidade de ensino público escolar e do funcionamento dele. Comumente as crianças faltam às aulas e os professores também. Em algumas escolas do país é corriqueiro não haver um dia de aula durante a semana, como regra estipulada pela própria instituição de ensino e reflexo da necessidade de melhoria do sistema.
Pensando nisso, podemos simular alguns cálculos sobre o que essas situações, que parecem coisas pequenas, se somam e afetam a criança ao longo de seus anos de aprendizado sem que ninguém realmente se dê conta.

Cálculo 1 – faltas nas segundas e sextas-feiras
Falta das crianças:
* 2 dias por semana (ou 8 dias por mês - o que não é raro)
= 8 horas por semana (no caso do sistema de ensino que adota 4 horas diárias de aula)
= 32 horas por mês
–> 320 horas por ano a menos

A Lei de Diretrizes e Bases estipula 800 horas (no mínimo) de aula ano. Faltando 2 vezes por semana, a criança terá apenas 480 horas por ano. Ou seja: participará de apenas 60% das aulas.

Cálculo 2 – com atraso dos professores, a criança perde mais algumas horas / alguns dias de aula por ano…
Atraso dos professores:
* 15 minutos por dia = 1h15 por semana
= 5 horas por mês (equivale a uma falta de um dia)
= 50 horas por ano a menos
–> 12 ½ dias a menos de aula por ano

Se uma criança, em vez de ter 800 horas de aula por ano tem 480, porque não frequenta a escola nem segunda-feira nem na sexta-feira e se perde mais 50 horas por atraso do professor, participará de apenas 430 horas de aula por ano – participará de apenas 54% das aulas, quase a metade.

Em nove anos de escolaridade (percurso obrigatório), a criança terá 736 dias a menos de aula – ou seja: quase 37 meses a menos de aula.

Se o ano letivo tem 10 meses de aula, essa criança terá perdido mais de 3 anos e meio de aula.

Ou seja: nessas condições, no percurso da 1ª. à 8ª. série (leia-se primeiro ao nono ano), a criança poderá estar na 8ª série (nono ano) oficialmente, mas realmente estará na metade da 4ª. série (quinto ano).

Se a Secretaria de Educação no município oferece formação continuada, mas grande parte dos professores frequenta menos de 50% da formação, o que as crianças, com esses anos a menos de aula e com menos acesso a melhores condições de ensino, poderão aprender? Fonte
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Uma coisa é certa! Nossos alunos realmente faltam muito. A frequência de alguns alunos nas aulas é bastante insatisfatória. Não seria interessante realizar alguns cálculos como esses com os pais em reuniões, a fim de tentar conscientizá-los? Fica aí a dica!

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