Image Map

14 março 2013

Prêmio Construindo a Nação

A Educação deve ser a pedra fundamental para a consciência da cidadania e seu pleno exercício, através de programas específicos desenvolvidos nas escolas de todos os níveis.
O Prêmio Construindo a Nação foi instituído com o objetivo de destacar, valorizar e mostrar como exemplo, criando referências, as ações que as escolas públicas e privadas, inicialmente do ensino médio e agora com a participação do ensino fundamental, técnico e EJA, realizam com a presença ativa de seus alunos no diagnóstico e ações práticas de solução para problemas das comunidades onde as escolas estão situadas.
Criado em 2000 no Estado de São Paulo e ampliado a partir de 2006, mediante parceria do Instituto da Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Industria, por iniciativa de seu Conselho Permanente de Responsabilidade Social e operação pelo SESI, o prêmio alcançou 25 estados . Até o ano de 2011, cinco mil cento e quarenta escolas de todo o Brasil estão participando , mobilizando e envolvendo mais de seis milhões e meio de estudantes.
A iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI é apoiada nos estados brasileiros pela Fundação Volkswagen e pelo CONSED - Conselho de Secretários de Educação .
O prêmio visa, ainda, valorizar o papel do educador no processo de formação do seu aluno como cidadão e estimular os estudantes a participar ativamente dos projetos de sua escola preparando-os para a vida do país, pela relevância da aprendizagem tida na convivência com as demandas sociais das comunidades. Visa ainda motivá-lo a se tornar empreendedor e participar das soluções que inicialmente sua comunidade demanda, mas também das de sua cidade, estado e país. Fonte

A que viemos
A construção de um Brasil melhor depende da ação da sociedade. Os cidadãos, através da educação e da participação de todos, devem atuar para que o regime democrático e o estado de Direito sejam exercidos de forma plena. Isso significa desenvolver a Educação e permitir a que todos os brasileiros tenham acesso a ela; garantir os direitos dos idosos; difundir a informação por todos os modos e meios e fazer com que a lei seja de fato o instrumento de justiça. É preciso garantir ainda que o Estado brasileiro sirva aos cidadãos, que as autoridades públicas cumpram suas funções de forma adequada e que cada cidadão exerça a condição de cidadania em sua plenitude, em todos os direitos e obrigações.
Melhores Projetos Cidadania 2012:
Segundo Lugar: EMEI Bem Te Vi - Marília 
Homenageada:
EMEI Creche Criança Feliz - Marília
Educadoras em destaque:
Escola: EMEI Bem Te VI
Professora: Rosália Francisco dos Santos
Professora: Elaine Maria Merlo Leme da Silva
Clique com o botão direito em: "Abrir link em uma nova guia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário