Image Map

17 novembro 2014

Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA 2014

Entre os dias 17 e 26 de novembro de 2014 os alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de Marília participarão da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA. Essa avaliação se insere no âmbito das ações do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC".
O principal objetivo dessa avaliação é concorrer para a melhoria da qualidade do ensino e reduzir as desigualdades no ciclo de alfabetização, para isso, o Inep irá aferir o nível de alfabetização dos educandos ao final do 3º ano e coletar dados relativos aos fatores associados que possibilitem a contextualização do desempenho de cada escola. A ANA contemplará a avaliação de cinco eixos: a) infraestrutura das instituições; b) formação de professores; c) gestão; d) organização do trabalho pedagógico e; e) desempenho.
A ANA será realizada em dois momentos: no primeiro serão disponibilizados questionários contextuais que serão respondidos via on-line pelos professores das turmas avaliadas e diretores de escolas. No segundo, serão aplicados testes de desempenho para aferir a alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização Matemática dos alunos que estão cursando o 3º ano do ensino fundamental.
Os testes foram construídos tendo por base uma Matriz de Referência que contempla os conhecimentos básicos para esse nível de ensino. Os testes de Língua Portuguesa são compostos por 17 questões de múltipla escolha e 3 questões de escrita e os testes de Matemática são compostos por 20 questões de múltipla escolha. Metade da turma avaliada responderá as questões de Língua Portuguesa e a outra metade responderá as questões de Matemática. Todos responderão os itens de escrita.
 Fonte
Datas de Aplicação
Escolas
17/11/14 – segunda-feira
EMEF Américo Capelozza
EMEF Célio Corradi
EMEF Geralda César Vilardi
EMEF Myrthes Negreiros
EMEF Nelson Gabaldi
EMEF Nivando Mariano dos Santos
18/11/14 – terça-feira
19/11/14 – quarta-feira
EMEF Antonio Moral
EMEF Antonio Ribeiro
EMEF Cecília Guelpa
EMEF Mário Covas
EMEF Paulo Freire
EMEF Reny Pereira Cordeiro
20/11/14 – quinta-feira
24/11/14 – segunda-feira
EMEF Chico Xavier
EMEF Edméa Sola
EMEF Nicácia Garcia Gil
EMEF Olímpio Cruz
EMEF Roberto Caetano Cimino
EMEF Isaltino de Campos
25/11/14 – terça-feira
26/11/14 – quarta-feira
EMEF Isaltino de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário