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24 novembro 2014

Reunião de Professoras Coordenadoras e Diretoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs

Aconteceu na última terça-feira, dia 18 de novembro de 2014 a reunião de Professoras Coordenadoras e Diretoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs da Rede Municipal de Educação de nossa cidade. O objetivo deste encontro foi refletir sobre o trabalho de Professor Coordenador em nossas Unidades Escolares.
Num passado não muito remoto, essa figura nem sequer existia. Começou a aparecer nos quadros das Secretarias de Educação quando os responsáveis pelas políticas públicas perceberam que a aprendizagem dos alunos depende diretamente de maneira como o professor ensina. Ao longo da década de 1980, um acirrado debate em torno da democratização do ensino colocou em evidencia a formação dos professores, como meio de garantir a elevação dos padrões de qualidade da educação. 
Isso resultou numa revisão do trabalho do coordenador pedagógico, que passou a assumir um papel preponderante na formação docente. É ele que está na escola, ao lado do professor, e que possui todas as condições para de fato concretizar as políticas de formação permanente de professores.
Sabendo que o Professor Coordenador/Coordenador Pedagógico é corresponsável pela sala de aula, pelo trabalho realizado pelo professor e pelos resultados dos alunos. Ele faz parte do corpo de professores e sua função principal se divide entre a formação de professores e a gestão do Projeto Político Pedagógico da escola. 
Isto implica considerar os professores como sujeitos intelectualmente ativos, ou seja, reconhecer que os professores, assim como as crianças, também constroem conhecimentos a partir de suas representações e que suas aprendizagens também acontecem por aproximações sucessivas. Afinal de contas, “formar não é ensinar às pessoas determinados conteúdos, mas sim trabalhar coletivamente em torno da resolução de problemas. A formação faz-se na ‘produção’, e não no ‘consumo’, do saber” (NÓVOA, 1988).
“O que me interessa fortemente (...) não é dar receitas, mas é propor desafios, é discutir aspectos que eu considero necessários e permanentemente presentes na prática docente, que eu chamei de saberes fundamentais.” Paulo Freire 
Equipe Pedagógica de EMEI
18/11/2014.

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