Image Map

18 novembro 2014

Saúde na Escola: Prefeitura realiza entrega de óculos aos alunos da EMEF “Prof. Paulo Freire”

O prefeito Vinicius Camarinha e os secretários municipais da Educação e da Saúde – Fabiana Cruvinel e Luiz Takano (respectivamente) realizaram nesta terça-feira (18) a entrega de óculos aos alunos da EMEF “Prof. Paulo Freire”, que apresentaram esta necessidade física durante o teste de acuidade visual. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola e visa a prevenção, promoção e atenção à saúde das crianças, valorizando o bom desenvolvimento escolar. 
“Mais uma vez o nosso governo se preocupa com a saúde e a qualidade de vida da população. Desde o início, foram inúmeras ações voltadas para este fim, como por exemplo, os mutirões de ortopedia, mamografia e catarata, e agora, a nossa preocupação é direcionada a cuidar da acuidade visual das crianças da rede municipal”, destaca o prefeito Vinicius Camarinha.
O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde das crianças, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento das crianças da rede pública de ensino.
PROJETOS
Dentre todas as ações propostas, o PSE vem realizando o Projeto Olhar Brasil. Este projeto está inserido nas duas escolas de ensino fundamental: EMEF Prof. Paulo Freire e EMEF Prof. Isaltino de Campos, e contando com o apoio de duas Unidades de Saúde da Família da área de abrangência: USF Parque dos Ipês e USF Parque das Nações.
A primeira etapa do “Projeto Olhar Brasil” foi a realização do teste de acuidade visual em todas as crianças das duas escolas, totalizando 928 crianças. Um total de 52 crianças realizou avaliação oftalmológica com o médico especialista do município (Dr. Emerson) e 20 apresentaram necessidade do uso de óculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário