Image Map

18 novembro 2014

Segunda etapa de aplicação da Provinha Brasil 2014

A Secretaria Municipal da Educação recebeu no final da tarde de ontem o material de aplicação da segunda etapa de aplicação da Provinha Brasil. 
Em abril de 2008, foi aplicada a 1ª edição desta avaliação. A cada edição busca-se a melhoria do instrumento tanto para fins diagnósticos como para avaliação da aprendizagem.
A partir de 2011, incluiu instrumentos para monitoramento das habilidades de Matemática. Nesse sentido, ao implementar o instrumento de Matemática, o intuito foi garantir que fosse realizado o diagnóstico do processo de alfabetização de uma maneira ampla, e, ao mesmo tempo, que se permita o desenvolvimento de atividades e a reorganização da prática pedagógica dessa área de conhecimento. Desse modo, compreende-se que a participação nessa avaliação traz benefícios para todos os envolvidos no processo educativo: alunos, professores alfabetizadores e gestores.
Em 2013, por conta das ações do PNAIC, o Inep está desenvolvendo um Sistema online para apoiar as redes de ensino que queiram lançar seus resultados da Provinha Brasil, gerar relatórios e analisar os dados de forma mais sistematizada. O referido sistema está em fase de finalização e em breve estará acessível às escolas e redes. 
A Provinha Brasil deve ser aplicada a todos os alunos matriculados no segundo ano ou da segunda série do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras. Fonte
Objetivos:
  • estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino;
  • planejamento de cursos de formação continuada para os professores;
  • investimento em medidas que garantam melhor aprendizado;
  • desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas;
  • melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino.
Todas as escolas da rede municipal de educação de Marília receberão os pacotes de prova via malote amanhã dia 19/11/14. A aplicação ocorrerá no dia 21/11/14 (sexta-feira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário