Image Map

05 novembro 2014

Reunião de formação pedagógica para Professoras Coordenadoras de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs

No dia 04/10/2014 as a 13h30 reuniram-se, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, as Professoras Coordenadoras de EMEIS, EMEFEIS e CMEIs. No primeiro momento tivemos a fala da Profª. Dra. Rosane Michelli de Castro que explicitou a teoria pedagógica que embasou o planejamento e a realização da Aula- passeio, ou seja, foi realizada a discussão de aspectos dos lugares visitados à luz da Teoria Histórico-Crítica. Depois foi entregue a avaliação institucional e realizada uma explanação sobre a mesma destacando pontos fundamentais no que se refere à sua importância, finalidades e formas de realização, tais como: 
- Desconstruir a ideia de avaliação institucional como um instrumento burocrático a ser entregue e sim como forma da instituição em autoconhecer-se e nas possibilidades de tomada de decisão na busca do aperfeiçoamento e aprimoramento da instituição como um todo.
- A avaliação institucional como um processo de reflexão sobre os acertos e erros, potencialidades e dificuldades da instituição, na busca da análise das suas razões e causas; 
- Ela também representa uma maneira ética de convidar os atores internos e externos da instituição para dialogarem entre si e com a comunidade escolar, promovendo a qualidade de ensino;
Foram momentos fundamentais no que concerne à realização da avaliação Institucional como instrumento funcional a favor da melhoria da Educação Infantil oferecida nas escolas, pois conforme Belloni, 1999: “Quando a escola reflete sobre si própria está tomando o seu destino em suas mãos”! (por Marcelo Campos Pereira)


Nenhum comentário:

Postar um comentário