O senso espacial ou a geometria das
crianças
Habilidades para a percepção
espacial:
Apresentação de vídeos e sugestões
de atividades
|
07/10/14
3º feira
|
18h00
21h00
|
Colocando o espelho num certo lugar do desenho, as crianças podem fazer, elas próprias, um passo de magia. De fato, estas mudanças são o resultado da manipulação do eixo de simetria.
Movendo o espelho, o eixo pode ser colocado quer dentro quer fora da figura do desenho. No primeiro caso, uma nova figura simétrica é criada. Se o eixo de simetria for fora da figura, obteremos duas figuras refletidas uma sobre a outra.
Esta atividade está associada a uma história sobre um marinheiro que leva o seu barco numa viagem. De cada vez, o professor conta uma parte da história. Há uma ilustração para cada uma das partes. No total são nove ilustrações.
As crianças têm estas imagens à sua frente; compiladas num livro ou em folhas separadas.
Com cada ilustração, a história é acompanhada com um conjunto de questões ou tarefas. As crianças resolvem estes problemas usando os seus espelhos. Enquanto experimentam descobrem todas as coisas que podem fazer com um espelho. A imagem pode ficar maior ou menor, curta ou longa mais estreita ou mais larga e mais alta ou mais baixa. Um desenho inacabado pode ser terminado. Colocando o espelho numa certa parte do desenho, uma forma inteiramente nova é criada. Além disso, o número de figuras pode ser aumentado ou diminuído, ou algumas podem desaparecer.
OBJETIVOS:
- Descobrir e aplicar linha de simetria, usando um espelho.
- Deixar as crianças experimentarem o fato que desenhos podem dar origem a outros com a ajuda de um espelho e também que o número de objetos num desenho pode ser alterado.
ATIVIDADE:
O professor começa com uma curta introdução da história do marinheiro que parte numa aventura com o seu barco. Uma senhora velha e sábia deu-lhe um lindo espelho, com o qual ele pode ver mais do mundo e aprecia-lo mais.
Todas as crianças têm espelhos, eles estão igualmente à espera que as coisas aconteçam. O professor começa a história.
Para saber mais sobre o assunto: clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário