Image Map

30 outubro 2014

Outubro: mês da biblioteca. Atividades desenvolvidas nas EMEFs

As bibliotecas escolares exercem um papel muito importante nas escolas consistindo um veículo de difusão de conhecimento, e isso não ocorre apenas através dos livros, mas também pelas atividades que nela se desenvolvem.
O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de Outubro, a data foi comemorada pela primeira vez em Outubro de 1999.
Em 2014 celebramos o “Dia da Biblioteca Escolar” no dia 27 de Outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.
Diante do exposto, as Unidades Escolares foram convidadas a registrar as atividades desenvolvidas no espaço das bibliotecas a fim de promover sua visibilidade de forma encantadora, simples e criativa, destacando a sua importância no desenvolvimento do trabalho pedagógico, com foco na conscientização do seu valor nas aprendizagens.

O Projeto “Biblioteca Escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo” da Universidade Estadual Paulista, UNESP de Marília-SP com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-FAPESP e apoio da Secretaria de Educação do Município de Marília, realizou hoje, dia 24 de outubro de 2014 na escola Reny Pereira Cordeiro, uma atividade chamada Skype Project que contou com a participação da Escola de Ferreiros Amares situada na cidade de Braga em Portugal. Tal atividade aconteceu em comemoração ao mês internacional da biblioteca escolar.
O objetivo da iniciativa foi de relatar sobre atividades feitas em ambas as escolas, principalmente sobre os projetos desenvolvidos no espaço da biblioteca que também se estendem as salas de aulas. A comunicação via Skype foi feita da Escola Reny Preira com a intermediação da Professora Helen de Castro Slva Casarin (coordenadora responsável pelo projeto) e também teve a presença da bibliotecária Mona Cleide Quirino da Silva Farias (Bolsista do projeto), assim como da direção e coordenação da escola. O Tempo de duração do Skype foi de aproximadamente 30 minutos onde as crianças (alunos) de cada uma das escolas, tanto da Escola Reny Pereira Cordeiro como da Escola de Ferreiros Amares, puderam se apresentar e contar um pouco das experiências deles na escola e na biblioteca.
Iniciamos a conversa pelo Skype com a Escola de Ferreiros Amares de Portugal. A responsável pela intermediação foi Professora Idalina Ribeiro (Cordenadora da Biblioteca). Os alunos do 4º ano B apresentaram uma história pequena criada por eles. Além disso participaram com perguntas e curiosidades sobre a Escola Reny Pereira. Na Escola Reny Pereira Cordeiro os alunos do 4º ano A apresentaram sobre algumas atividades deles na bilbioteca, contaram sobre os projetos desenvolvidos pela escola e na biblioteca. Apresentaram o espaço para os colegas de Portugal e também fizeram perguntas sobre a biblioteca na Escola de Ferreiros Amares e comentaram como eles utilizam o espaço da bilioteca na Escola Reny Pereira. Foi um momento de troca de experiências que certamente para os alunos e também para todo grupo da Reny Pereira, vale como incentivo por ser um mecanismo de interação e comunicação com outras escolas e bibliotecas de outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário