Image Map

02 outubro 2014

Exposição Pedagógica na EMEI “Sítio do Pica Pau Amarelo”

    
Nos dias 23 e 24/09 aconteceu na EMEI “Sítio do Pica Pau Amarelo” a Exposição Pedagógica com o seguinte tema “Arte e Literatura na Educação Infantil” onde foi apresentada uma gama de trabalhos realizados pelas crianças inspirados em diferentes artes tanto literária como plásticas Foram trabalhos muito relevantes que permearam as diversas linguagens imprescindíveis ao desenvolvimento infantil.
O Nível III e o Maternal I escolheram o artista Aldemir Martins, por suas belas obras que demonstram a riqueza do povo brasileiro, despertando assim nos alunos o gosto pela arte e valorizando a cultura do nosso país. 
Na literatura, foram escolhidas as adaptações dos clássicos de os Irmãos Grimm, pois as histórias dos mesmos fazem parte do mundo imaginário dos pequenos, incentivando o gosto pela literatura. 
O Maternal II escolheu Vinícius de Moraes, com o estudo de a obra A arca de Noé, tanto os poemas como as canções. Afinal, poema e música são fortes instrumentos de aprendizagem, estão intimamente relacionados ao desenvolvimento das funções da linguagem e da expressão verbal, além de estarem ligados à capacidade de aprendizagem da linguagem matemática. A musicalização favorece a cognição, a afetividade, a psicomotricidade, a comunicação e a cooperação. Fatores essenciais na alfabetização. Assim, mais do que um passatempo, a música, a dança e a recitação, são grandes aliados na redução da agressividade, além de ajudarem nos estímulos necessários ao desenvolvimento das diferentes áreas cognitivas do cérebro.
O Infantil I escolheu trabalhar o projeto Arte e Literatura por meio da escritora Ruth Rocha, por ser considerada uma das maiores escritoras de Literatura Infanto-juvenil e por abordar em suas obras diversos temas significativos para o desenvolvimento integral da criança, como: amizade, valores, companheirismo, importantes para a construção da identidade.
O autor Romero Brito também foi escolhido, por explorar a diversidade de cores, trabalhando juntamente com o livro “Bom dia todas as cores”, da autora escolhida. O artista plástico Gustavo Rosa foi escolhido, pois suas obras vão ao encontro do livro “A arca de Noé”, uma vez que os animas despertam grande interesse das crianças dessa faixa etária.
O Infantil II trabalhou com o artista plástico Salvador Dali. Dali (1904 -1989), nascido em Catalunha, Espanha, ficou conhecido como o pai do movimento Surrealista. Suas obras, com excelentes imagens e uso das cores, chocavam por se assemelharem aos sonhos, representava imagens do cotidiano de uma forma inesperada e surpreendente. As cores vivas, a luminosidade e o brilho marcaram seu estilo artístico. Nessa perspectiva, as turmas do Infantil II também aproveitaram para explorar as cores das obras, ressaltando as que retratam o dia, à noite, climas secos e úmidos, observando a natureza ao redor e as mudanças geográficas, astronômicas e climáticas das paisagens, influenciando nas cores representadas.
Monteiro Lobato foi o escolhido para a parte literária. José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu no ano de 1882, e faleceu em 1948. Nascido em São Paulo, é um dos escritores mais populares do Brasil. Tornou-se autor de uma extensa produção na área da literatura infantil, que inclui clássicos do gênero, como O Marquês de Rabicó (1922), Reinações de Narizinho (1931), Memórias de Emília (1936), Histórias de Tia Nastácia (1937) e O Sítio do Pica-pau Amarelo (1939). Sua escolha deu-se, principalmente, em comemoração ao trigésimo aniversário da EMEI “Sítio do Pica Pau Amarelo”, o trabalho baseou- se na apreciação de algumas obras do autor, no reconhecimento das personagens e em dramatizações para a culminância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário