Encerramento do projeto: "Entre Palavras, Cantos, Contos e Encantos" da EMEFEI "Chico Xavier", ocorrido no dia 02/10. O evento contou com apresentações de danças e exposição de trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.
A leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo a nossa volta. No constante desejo de ler e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a fantasia com a realidade concreta em que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma lendo, mesmo que de forma imperceptível.
O ato de ler é uma atividade cultural complexa essencial para que o sujeito histórico possa construir seu conhecimento e exercer a cidadania, ampliando a compreensão do mundo.
O processo de leitura ocorre por meio da interação dos conhecimentos prévios apropriados no convívio social e das informações gráficas contidas no texto verbal ou não verbal. Desta forma, é necessária a construção do sentido do texto lido para que ocorra a compreensão da atividade de leitura pelo sujeito leitor.
Neste contexto, a mediação do ensino da leitura na escola deve ser de forma dinâmica e agradável, procurando estimular a reflexão, a partilha de opiniões, tendo em vista a formação crítica do aluno. Neste sentido, acreditamos que a leitura proporcione prazeres, reflexões, ações, necessidades, estimule a imaginação e a criatividade.
Este projeto tem a finalidade de aproximar nossos alunos cada vez mais com a prática da leitura, perpassando por diferentes gêneros textuais e diferentes autores. Cada turma tem a possibilidade de pesquisar sobre um determinado autor e as peculiaridades de sua escrita, ou estudar um determinado gênero estabelecendo relações e diferenças entre diferentes autores. Considerando a importância da leitura, esse Projeto tem por objetivo mediar o processo de formação do aluno, tornando-o capaz de construir sua própria capacidade leitora e analisar o mundo de forma crítica. Além de envolver no decorrer de todo processo as famílias dos educandos, que participam ativamente do desenvolvimento do trabalho, auxiliando com pesquisas, maquetes, entrevistas, entre outras atividades. Desta maneira, o Projeto de leitura ficou organizado da seguinte forma:
EDUCAÇÃO INFANTIL
“Brincadeiras” Partindo das obras do autor Ivan Cruz
ENSINO FUNDAMENTAL
1º ano – “Projeto Trilhas”
2º ano – “Ruth Rocha”
3º ano – “Contos”
4º ano – “De pais para filhos”
5º ano – “Histórias em Quadrinhos” (HQs)
Nenhum comentário:
Postar um comentário