Image Map

24 outubro 2014

Oitavo encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

O objetivo deste encontro foi oferecer subsídios aos professores para que planejem modos de levar o aluno a:
• construir estratégias para medir comprimento, massa, capacidade e tempo, utilizando unidades não padronizadas e seus registros; 
 compreender o processo de medição, validando e aprimorando suas estratégias;
• reconhecer, selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados à grandeza (tempo, comprimento, massa, capacidade), com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido;
• produzir registros para comunicar o resultado de uma medição, explicando, quando necessário, o modo como ela foi obtida;
• comparar comprimento de dois ou mais objetos para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, etc.;
• identificar a ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois, etc.;
 reconhecer a noção de intervalo e período de tempo para o uso adequado na realização de atividades diversas;
• construir a noção de ciclos através de períodos de tempo definidos por meio de diferentes unidades: horas, semanas, meses e ano;
• identificar unidades de tempo – dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano - e utilizar calendários e agenda; além de estabelecer relações entre as variadas unidades de tempo;
• leitura de horas, comparando relógios digitais e analógicos;
• reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e de possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores em experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
Leitura deleite:

Nenhum comentário:

Postar um comentário