Image Map

04 outubro 2013

ALUNOS E PROFESSORES DA EJA PARTICIPAM DE CONGRESSO NA UFSCar.

Os alunos da Educação de Jovens e Adultos da EMEF “Prof. Nelson Gabaldi” e alguns professores da EJA participaram, no dia 21 de setembro, do III Congresso Regional de Educação de Pessoas Adultas (CREPA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O transporte foi oferecido pelo PEJA (Projeto de extensão da UNESP) contando com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, que ofereceu o café da manhã e da tarde aos alunos. 
Alunos e professores da EJA tiveram a oportunidade de participar de palestras, rodas de conversas temáticas com apresentação de trabalhos acadêmicos e oficinas com temas pertinentes à democratização da EJA numa perspectiva de aprendizagem dialógica. Na ocasião foram expostos vários trabalhos desenvolvidos na Educação de Jovens e Adultos de diversas localidades. A Rede Municipal de Educação de Marília apresentou trabalhos que foram desenvolvidos no ano de 2012 na EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”, com temas ligados a processos de ensino e de aprendizagem de jovens e de adultos e movimentos culturais e sociais como espaço educativo.
De modo geral, o III CREPA buscou mobilizar professores/as e estudantes da educação básica e educação superior; educadores sociais e militantes, para reflexão coletiva em torno da democratização da EJA. Além disso, buscou identificar, nesse âmbito, as demandas regionais para governos, universidade e sociedade civil. Apresentou ainda os seguintes objetivos:
- dar visibilidade à necessidade de formação específica nas licenciaturas para a EJA 
- compartilhar conhecimentos e práticas sociais, culturais e educativas realizadas em contextos escolares e não escolares de educação de pessoas jovens e adultas;
- favorecer a aprendizagem dialógica, resultante do diálogo e da reflexão coletiva entre diferentes participantes e segmentos envolvidos com a EJA.

O evento contou com a participação do Prof. Donaldo Macedo, teórico cabo-verdiano (naturalizado estadunidense) crítico, linguísta e especialista em estudos de alfabetização e educação, que tem obras publicadas nas áreas de linguística, alfabetização crítica e educação bilíngue e multicultural. Donaldo trabalhou durante 15 anos com Paulo Freire e atualmente é professor de Arte e Linguagem na Universidade de Boston nos Estados Unidos.
O Congresso foi organizado pelo: Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar.
Fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário