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27 outubro 2013

Grupo de Estudo - Teoria Histórico Cultural

O psicólogo soviético Vigotski (1896-1934) – principal representante da teoria histórico-cultural - formulou no fim dos anos 20 e começo dos anos 30, uma série de teses sobre o desenvolvimento ontogenético histórico-social do homem – teses que definiram as investigações de seus discípulos e seguidores em psicologia geral, evolutiva e pedagógica. (...)
Segundo Mello (2004, p. 136), a teoria histórico-cultural, mais conhecida no Brasil como Escola de Vygotsky, constitui-se como uma vertente da psicologia que se desenvolvia na União Soviética, nas décadas iniciais do século XX, que parte do pressuposto de que, na presença de condições adequadas de vida e de educação, a criança é capaz de desenvolver as máximas qualidades humanas.
De acordo com a autora citada, para a teoria histórico-cultural, a criança nasce com uma única capacidade, a capacidade ilimitada de aprender e, nesse processo, desenvolver sua inteligência e sua personalidade, com as gerações adultas e com as crianças mais velhas, com as situações em que vive, no momento histórico em que vive e com a cultura a que tem acesso.
[...] O ser humano é, pois, um ser histórico-cultural. [...] E cada ser humano, em seu tempo, apropria-se daquelas qualidades humanas disponíveis e necessárias para viver em sua época. [...] Então, o ser humano depende daquilo que aprende, do que conhece e utiliza da cultura acumulada para ser aquilo que é. (MELLO, 2004, p. 136, 137). 
Portanto, de acordo com a perspectiva vigotskiana, o homem nasce com a capacidade ilimitada de aprender e desenvolver as máximas potencialidades humanas, desde que na presença de condições adequadas de vida e de educação, decorrentes do ensino compartilhado, da colaboração de parceiros mais experientes, sejam crianças mais velhas ou mais experientes; seja o espaço, pois a forma externa de apresentação, o planejamento, a organização das condições materiais, são a garantia do êxito do desenvolvimento mental, das funções psíquicas superiores; seja sobretudo o professor, por meio da intervenção pedagógica intencional e enquanto mediador da cultura humana
Por sabermos de todas essas teses, decidimos nos aprofundar nos estudos sobre essa importante teoria que fundamentará nossas ações depois que houver apropriação da mesma por parte dos docentes participantes.
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