Image Map

02 outubro 2013

EMEI Balão Mágico promove um momento prazeroso entre familiares, avós e netos a qual contam suas histórias sobre a Colcha de Retalho.

As turmas do Infantil I das Professoras Maura e Olga, da Emei “Balão Mágico”, está desenvolvendo o Projeto “Construindo Valores”, onde o destino de uma sociedade está diretamente ligado aos valores que começam a ser formados desde o nascimento e passam a ser mais fortemente assimilados por volta dos quatro anos, quando a criança começa a compreender o universo das regras morais, a qual percebemos o papel da educação infantil neste processo de construção, pois tanto a família, quanto os professores são a base para que essa formação ocorra. Neste processo, visto que alguns alunos são criados por suas avós e muitas participam ativamente de suas vidas, o presente projeto ressaltou as relações entre idosos e crianças. “A sociedade contemporânea privilegia a força da juventude e sua capacidade de produção, acabando por situar a criança e o idoso num espaço de não ser, pois considera que a criança ainda não produz e que o idoso deixou de produzir (Park, 2004; Gusmão, 2003: Oliveira, 1999), por este motivo essas duas categorias se aproximam, acabam estabelecendo entre si um diálogo mútuo e prazeroso recheados de afeto e estima.
Os idosos podem cuidar, transmitir informações culturais resgatadas de suas memórias e conhecimentos adquiridos através da experiência. A criança por sua vez, dotada de agilidade e avidez por conhecer, leva os mais velhos a acompanha-los, a reavivar suas memórias e saberes, diante das crianças que transbordam vivacidade, os mais velhos sentem desejo de viver., onde podemos presenciar esta proximidade entre a relação avós e netos.
Para abordar esse tema tão importante nos dias de hoje as turmas do Infantil I, exploraram o Livro: COLCHA DE RETALHOS de autoria de Conceil Corrêa da Silva Nye Ribeiro. De forma lúdica e prazerosa os alunos estão aprendendo a valorizar e respeitar seus avós e consequentemente os idosos. Desta forma os avós tornaram-se figuras privilegiadas no imaginário e no cotidiano de nossos alunos.
Valorizando este trabalho promovemos o “Dia da Família” na escola, onde seus pais foram convidados a participarem, mas cada criança convidou suas avós para este dia tão especial. Neste dia as crianças juntamente com suas avós compartilharam a leitura do livro e receberam como proposta a confecção da Colcha de Retalhos da Turma, cada qual recebeu um pequeno pedaço de tecido, onde realizaram a ilustração e a pintura, após a funcionária Gilma, confeccionou a Colcha de Retalhos de cada turma. Como no Dia da Família a professora Maura trouxe a Colcha de Retalhos de sua mãe, a qual seu filho recebeu de presente após o seu falecimento, nos dias que sucederão muitas outras colchas apareceram, recheadas de histórias e afetos que foram partilhadas com os alunos. Para que este momento não ficasse somente com os alunos, a turma resolveu promover um café da manhã, com os quitutes da vovó no dia 26/10, onde seus familiares, alunos e suas respectivas avós vieram a escola, onde suas colchas estavam expostas, e cada qual teve a oportunidade de ficar ao lado e contar sua história. Neste dia contamos também com a Colcha da Diretora Silvia, que iniciou o dia contando sua história. Para finalizar sorteamos a Colcha de Retalhos de cada Turma. O aluno Alexandre da Profª Maura e o aluno Eduardo da Profª Olga, foram os privilegiados e se emocionaram, após todos desfrutamos de todos os quitutes deliciosos de nossas avós. O que podemos concluir é que estes momentos são essenciais, como já dissemos no inicio do texto recheado de afeto e carinho, os alunos estavam muito felizes pela presença de suas avós e avôs. E para finalizar cada aluno presenteou-os com um bombom confeccionado por eles no dia anterior.
“Felipe entrou em seu quarto correndo. A colcha estava esticada sobre sua cama. Que linda! Mas não era uma colcha como essas que se vendem nas lojas. Cada retalho tinha uma história.”
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário