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31 outubro 2013

Curso: “Ler e escrever textos nos anos iniciais do ensino fundamental” - Professora Stela Miller

Escrita do texto conto
Plano do professor
1- Estamos em um processo de discussão de como ensinar a escrever textos para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Um texto com que as crianças já estão familiarizados é o “conto”. Elas ouvem histórias, sabem contar histórias, reproduzem histórias conhecidas e inventam novas. Mas podem, ainda, aprofundar esse conhecimento, acrescentando algumas informações a respeito da forma de se escrever o texto “conto”. Esse momento de formação contínua oferece essa oportunidade.
2- Discutir com os professores participantes do curso o processo que eles podem vivenciar e, depois, poderão desenvolver com seus alunos.
2.1- parâmetros que organizam a produção:
- quem? Cada professor que participa do curso.
- para quem? Para ele mesmo e seus pares (considerando a necessidade de reflexão sobre o processo).
- o quê? Um conto infantil, com elemento mágico e diálogos. (Uma personagem tenta resolver uma situação-problema por meio de alguém com poderes mágicos ou por algum objeto mágico.)
- para quê? Para vivenciar o processo de escrita do conto.
- por quê? Por ser um gênero textual com o qual já trabalham com seus alunos e ser, então, um ponto de partida para o estudo de outros gêneros.
2.2- Como se estrutura o texto?
- aspecto externo: título+parágrafos
- dinâmica interna: equilíbrio 1 + ação/problema + ações desencadeadas + ação final/resolução + equilíbrio 2.
3- Solicitar a primeira escrita individual. (Cada professor escreve sua história.)
4- Comparar o texto escrito com um outro texto de referência do mesmo gênero. (A flauta mágica).
- ler e analisar, coletivamente, quanto à estrutura interna (quinária)
- fazer, individualmente, os acréscimos, quando necessário.
5- Retomar o texto de referência e pôr em relevo:
- utilização de diálogos e seus marcadores (trabalhar a reescrita com os professores a partir deste item: marcar, no texto de referência, os trechos com diálogos e fazer um círculo ao redor de travessões e dois pontos; dialogar sobre o modo como o texto apresenta essas marcas)
6- Reescritas individuais a partir do trabalho com o diálogo. Após o estudo do texto de referência, os professores voltam a seus textos e inserem diálogos, caso não os tenha incluído em sua produção, ou acrescentam novos diálogos ao já existentes.
7- Escrita individual final (em manuscrito ou digitado, o texto será socializado conforme for combinado).
8- Avaliação (auto-avaliação, tendo como critérios a utilização estrutura quinária e a introdução de diálogos com suas marcas gráficas).
Arquivo utilizado:
Fotos:

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