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01 outubro 2013

XI Fórum Permanente Indicadores de qualidade e gestão democrática

Nos dias 03 e 04 de outubro de 2013, será realizado no campus I da Faculdade de Filosofia e Ciências (UNESP), no município de Marília o XI Fórum Permanente Indicadores de qualidade e gestão democrática: implicações na gestão da educação.
O XI Fórum Permanente Indicadores de qualidade e gestão democrática: implicações na gestão da educação é um evento do Projeto Observatório da Educação, coordenado pela professora doutora Flávia Obino Correa Werle da Universidade UNISINOS do Estado Rio Grande do Sul. 
O Projeto Observatório da Educação é integrado por várias universidades do país, que realizam pesquisas sobre indicadores de qualidade e gestão democrática. O Fórum é um evento anual permanente, realizado nos municípios das universidades participantes, tendo como objetivo socializar os dados obtidos nas pesquisas e integrar os profissionais dos sistemas educacionais.
O Fórum está sendo organizado pelo CEPAE (Centro de Estudos e Pesquisas em Administração da Educação), sob coordenação da professora Graziela Zambão Abdian
O evento terá a participação de pesquisadores, diretores e professores da educação básica de Foz do Iguaçu/PR, de São Leopoldo/RS e da rede municipal de Marília.
No dia 03 de outubro, a palestra de abertura será proferida pela coordenadora do Observatório, pela professora doutora Flávia Obino Correa Werle, no período da manhã e a tarde os grupos de trabalho debateram temas de relevância na educação. 
No dia 04 de outubro, o período da manhã iniciará com a mesa redonda, contando com a presença da Secretária Municipal de Marília, professora doutora Fabiana Cruvinel Rodrigues; da professora pesquisadora da Unesp Elianeth Kantack Hernandes e do professor pesquisador de Foz do Iguaçu (Unioeste), João Jorge Correa. No período da tarde serão ministrados minicursos aos professores e diretores presentes.
O evento contará também com apresentações culturais dos alunos das escolas públicas municipais de Marília.
A programação do evento: 
XI Fórum Permanente Indicadores de qualidade e gestão democrática de Marília – dias 03 e 04 de outubro
PROGRAMAÇÃO:
TEMA: Qualidade da educação escolar em debate
PÚBLICO ALVO: participantes do projeto Observatório e profissionais da educação do sistema municipal de educação de Marília.
OBJETIVO: divulgar resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do observatório e promover diálogo entre profissionais da rede e pesquisadores.
Primeiro Dia: 03 de outubro
8:00 – Credenciamento
8:30 – Apresentação Cultural
9:00 – Palestra de abertura com a professora Flávia Obino Correa Werle
10:15 – Intervalo 
10:45 – Apresentação de cada subprojeto pelo respectivo coordenador
ALMOÇO
14:00 – Grupos de Trabalho
1 – Perfil dos alunos ingressantes no ensino médio em escolas públicas de ensino médio de São Leopoldo
2 - Metodologia de trabalho de professores de educação básica pesquisadores: interlocuções em uma rede de ensino pública municipal de educação básica 
3 – Defasagem idade série e as políticas educacionais: realidades de cinco municípios do Rio Grande do Sul 
4 – Indicadores de desempenho dos municípios e determinantes da qualidade: análise da gestão educacional de municípios do interior paulista 
5 – O salário como prêmio e não como valorização do profissional: por entre as políticas de avaliação em larga escala na cidade de Foz do Iguaçu
6 – O PDE e o PAR como instrumentos de gestão da política educacional: a avaliação em larga escala como parâmetro de análise 
7 – A avaliação da educação infantil em Foz do Iguaçu: a experiência do Idebinho
8 - As avaliações em larga escala no contexto das secretarias municipais de educação: inovações ou retrocesso?
Segundo Dia: 04 de outubro
8:30 – Apresentação Cultural
9:00: mesa redonda: 
Secretária municipal da Educação de Marília: Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel
Prof. João Jorge Correa
Profª Elianeth Dias Kanthack Hernandes
10:45: intervalo
11:00: debate com a plenária
ALMOÇO
14:00 – 17:00: mini cursos 
1 – Técnicas Freinet: em foco a aula passeio e o livro da vida
2 – Linguagens artísticas e Sociologia da infância 
3 – Direitos Humanos e gênero na escola: avaliando a cultura escolar 
4 - Avaliação da aprendizagem e o Plano de desenvolvimento da escola 
5 – Educação integral em tempo integral: reflexões sobre os tempos da e na escola 

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