5º Encontro - 07/10/2013
Números e OperaçõesCampo multiplicativo
Se usam jogos em sala de aula:
- Com que finalidade(s)?
- Com que frequência?
- Como organizam o espaço?
- Como organizam as crianças?
- O que fazem enquanto as crianças jogam?
- Que jogos utilizam?
- Como são escolhidos?
- Quais as dificuldades?
- E as contribuições para a matemática?
Dificuldades no trabalho com jogos em sala de aula:
- Informalidade
- Número de estudantes
- Disciplina
- Competição
- Organização: espaço e materiais
- Controle dos erros / avaliação
- Diversificação
- Tempo
- Outros...
Porque usar jogos em grupo?
- Motivação intrínseca
- Retorno imediato
- Repetição interessada
- Livre experimentação
- Interação de diferentes níveis
No jogo a criança está mentalmente ativa
- Segue regras comuns
- Cria estratégias
- Realiza negociações
- Busca resolver problemas
- Toma decisões
- Olha na perspectiva do outro
- Coordena pontos de vista
- Exercita a imaginação e o raciocínio
- Aprende a conviver
Critérios para escolha dos JOGOS
- Propor desafios possíveis de serem enfrentados pela crianças, quaisquer que sejam seus recursos;
- Considerar seus conhecimentos prévios, propondo situações para a construção de um novo conhecimento a partir do anterior;
- Realizar jogos em grupo, favorecendo situações de troca pelas observações e discussões sobre as distintas estratégias de contagem, correspondência e cálculo utilizadas. Fonte
Arquivos utilizados:
Jogo - Dominó interativo:
Jogo: Velha da Adição:
Jogo: Velha da multiplicação
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário