Image Map

13 outubro 2013

Curso: “Teoria e Prática da Matemática para Professores dos Anos Iniciais”

5º Encontro - 07/10/2013
Números e Operações
Campo multiplicativo
Se usam jogos em sala de aula:
  1. Com que finalidade(s)?
  2. Com que frequência?
  3. Como organizam o espaço?
  4. Como organizam as crianças?
  5. O que fazem enquanto as crianças jogam?
  6. Que jogos utilizam?
  7. Como são escolhidos?
  8. Quais as dificuldades?
  9. E as contribuições para a matemática?
Dificuldades no trabalho com jogos em sala de aula:
  1. Informalidade
  2. Número de estudantes
  3. Disciplina
  4. Competição 
  5. Organização: espaço e materiais
  6. Controle dos erros / avaliação
  7. Diversificação
  8. Tempo
  9. Outros...
Porque usar jogos em grupo?

  1. Motivação intrínseca
  2. Retorno imediato
  3. Repetição interessada
  4. Livre experimentação
  5. Interação de diferentes níveis

No jogo a criança está mentalmente ativa
  1. Segue regras comuns
  2. Cria estratégias
  3. Realiza negociações
  4. Busca resolver problemas
  5. Toma decisões
  6. Olha na perspectiva do outro
  7. Coordena pontos de vista
  8. Exercita a imaginação e o raciocínio
  9. Aprende a conviver
Critérios para escolha dos JOGOS 
  1. Propor desafios possíveis de serem enfrentados pela crianças, quaisquer que sejam seus recursos;
  2. Considerar seus conhecimentos prévios, propondo situações para a construção de um novo conhecimento a partir do anterior;
  3. Realizar jogos em grupo, favorecendo situações de troca pelas observações e discussões sobre as distintas estratégias de contagem, correspondência e cálculo utilizadas. Fonte
Arquivos utilizados:
Jogo - Dominó interativo:
Jogo: Velha da Adição:
Jogo: Velha da multiplicação
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário