Image Map

08 outubro 2013

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO CONTINUA COM O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Em continuidade ao programa de formação de professores da rede municipal de Marília, o curso “Ler e escrever textos nas séries iniciais do ensino fundamental”, sob orientação da Profa. Dra. Stela Miller (Unesp – Marília), teve mais um encontro na última quarta-feira (02/10), no auditório da Secretaria Municipal da Educação. Como anunciado, o referido curso visa possibilitar aos professores participantes, momentos significativos de formação e reflexão sobre os saberes da língua materna com foco na integração entre: o domínio conceitual dos conteúdos à abordagem metodológico-prática dos mesmos e a significação desses junto aos alunos. 
Nesse quarto encontro, a Profa. Stela justifica que “No contexto do processo de formação, em que está em jogo a discussão de como ensinar a escrever textos para crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, selecionamos também o gênero carta de solicitação” se faz necessário “discutir com os professores participantes do curso o processo que eles podem vivenciar e, depois, poderão desenvolver com seus alunos. Combinar a forma pela qual o trabalho será socializado”. 
O processo de vivência que contou com a preparação da “Trama de Preparação do Professor”. Estratégia de preparação para a produção de texto sugerido pela pesquisadora Josette Jolibert (JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de textos. Coordenação de Josette Jolibert. Tradução de Walkiria M. F. Settineri e Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.).
Durante a execução das atividades são realizadas propostas, os professores são provocados à reflexão sobre como encaminhar a as atividades de produção de texto dos alunos. A avaliação das propostas é realizada no decorrer da aula.
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário