Image Map

31 outubro 2013

Vídeo de treinamento para aplicadores da Prova Brasil e ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização)

Eduardo Zappia|Valor / Eduardo Zappia|Valor
O Ministério da Educação (MEC) formalizou no mês de junho a criação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que deverá conferir, a partir de 2013, a qualidade e a eficiência do ciclo de propagação da instrução primária (do 1.º ao 3.º ano do ensino fundamental) das escolas públicas. A portaria com a inclusão da ANA no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi publicada no "Diário Oficial" da União (DOU). 

"Entendemos ser extremamente importante a avaliação porque vai permitir ao Brasil avançar na meta de alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. A avaliação será fundamental para que gestores possam implantar as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa", disse, em nota, enviada o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.
Conforme estabelecido pela portaria, a ANA será uma avaliação censitária, de larga escala, que servirá para a produção de índices do nível de alfabetização e letramento dos alunos do ciclo de alfabetização do ensino fundamental. A avaliação também deverá "contribuir para o desenvolvimento, em todos os níveis educativos, de uma cultura avaliativa que estimule a melhoria dos padrões de qualidade e equidade da educação brasileira e adequados controles sociais de seus resultados" e "produzir informações sistemáticas sobre as unidades escolares, de forma que cada unidade receba o resultado global". 
Outra característica da recém-criada avaliação é usar procedimentos metodológicos "para coletar e sistematizar dados e produzir índices sobre o nível de alfabetização e letramento dos alunos do Ciclo de Alfabetização do ensino fundamental" e sobre as "condições intraescolares que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem". Fonte
Nos dias abaixo discriminados os alunos dos terceiros e quintos anos participarão do processo de avaliação promovido pelo Ministério da Educação (MEC) denominado “Avaliação Nacional de Alfabetização” e “Prova Brasil”. Este acontecimento é de grande importância para que o Governo Federal possa avaliar as escolas e repensar as políticas públicas para educação.
Datas:
12/11/13 – terça-feira – alunos do terceiro ano
13/11/13 – quarta-feira – alunos do quinto ano
Não deixe seu filho faltar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário