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04 outubro 2013

Secretaria Municipal da Educação proporciona viagem cultural aos professores cursistas do Programa Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

A equipe de formadoras do PNAIC do Município de Marília reuniu-se nesta semana para planejar e organizar o roteiro de viagem cultural em que participarão os professores cursistas das 19 EMEFs amanhã dia 05/10/13
Essa viagem foi pensada por acreditarmos que as experiências pedagógicas concretas vivenciadas como estudante e como docente, bem como todas as experiências relacionadas à aprendizagem igualmente vão formando um arcabouço que embasa as ações pedagógicas.
Ou seja, entendemos que outras experiências, além daquelas relacionadas com a educação escolar (como discente ou docente), concorrem para a constituição da subjetividade do profissional professor e contribuem para definir modelos de ensino internalizados; também acreditamos que professores levam para a sala de aula um repertório cultural que interfere diretamente no modo como ensinam, na seleção de recursos didáticos, na proposição de atividades para discentes; um repertório que se ancora em práticas culturais referentes a atividades de lazer, tais como leitura, programas de tevê, filmes, concertos etc.
Consideramos que são excessivamente baixos os índices de participação de professores na vida cultural da cidade. O que se observava até o momento era praticamente a ausência de  ações para a inserção de professores nos espaços e eventos culturais e artísticos.
Ressaltamos a necessidade de se buscar, tanto na formação inicial como na formação continuada dos professores, modos de ampliar o seu repertório cultural, incentivando e promovendo a leitura e o acesso ao teatro, ao cinema, aos museus, aos concertos, aos espetáculos de dança etc. É de extrema importância e urgência a formação de um consumidor de uma cultura que não apenas aquela oferecida pela indústria cultural.
A cultura internalizada em processos não escolarizados também contribui sobremaneira para a formação de professores, como subjaz ao processo de mediação destes na sala de aula. Quanto maior e mais variado for o número de experiências culturais, mais numerosas e apropriadas serão as escolhas para se mediar a apropriação de conhecimento escolar.
Se entendermos que um dos objetivos da educação escolar é possibilitar aos estudantes apropriarem-se do patrimônio cultural, é imprescindível que os docentes tenham acesso às mais diversas práticas, para que possam transformar a escola em um espaço de formação ampla, ofertando aos alunos atividades ligadas à cultura, como teatro, música, cinema, artes visuais, literatura, entre outras. E, para que estes sejam capazes de propiciar uma rica mediação cultural para seus alunos, é absolutamente imperativo que tal mediação também lhes seja apresentada.
Roteiro de viagem:
Pinacoteca
Quais os objetivos?
• Capacitar os professores de Arte para a compreensão dos potenciais educativos do museu e demais espaços culturais.
• Auxiliar na compreensão aprofundada do papel da arte e da cultura como recursos educativos sócio-inclusivos. 
• Ampliar a percepção dos educadores nas associações entre educação formal e não formal e disseminar o prazer da visitação e frequência a instituições culturais, de forma a desenvolver a consciência crítica e a cidadania
Museu da Língua Portuguesa
Quais os objetivos?
  • mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura; 
  • celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas; 
  • aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa; 
  • valorizar a diversidade da Cultura Brasileira; 
  • favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa; 
  • promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes; 
  • realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência. 
Além disso iremos conhecer também: 
As instalações do Catavento estão divididas em quatro grandes seções. Uma sobre o Universo, do espaço sideral a Terra. A segunda, a 'Vida', do primeiro ser vivo até o homem. Segue-se o Engenho, as criações do homem dentro da ciência. E a Sociedade, que mostra os problemas da convivência organizada do homem.
 

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