Image Map

30 setembro 2014

Formação continuada dos professores de Educação Física da Rede Municipal

Nesta última quinta-feira, dia 25 de setembro, aconteceu mais um momento de formação continuada dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Marília. Os encontros ocorreram na sede da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos – AMEI – nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido pela associação envolvendo os alunos com necessidades especiais da Rede Municipal; proporcionar troca de experiências entre professores da rede e monitores da associação para a participação e consolidação de ações de defesa e promoção do direito a prática de atividades físicas e do esporte inclusivo. 
O encontro teve início com a recepção e relato da história da AMEI pelo seu Coordenador Técnico, Celso Parolisi Filho. Em seguida, o Professor Celso explicou que o objetivo da Associação é, além da formação do atleta, possibilitar qualidade de vida às pessoas com necessidades especiais. Tratou dos eventos que os alunos e atletas participam e os resultados que estes alcançaram nos últimos anos. 
O momento de formação foi finalizado com a apresentação do espaço utilizado pelos alunos e atletas e contato com alguns participantes do grupo. Por Silvana Souza

Prêmio Professores do Brasil recebe mais de 6 mil inscrições

Concorrem ao Prêmio Professores do Brasil deste ano 6.808 educadores que trabalham em redes públicas, filantrópica, comunitária e confessional da educação básica em 824 municípios. Eles representam os 26 estados e o Distrito Federal. A entrega do prêmio será em 11 de dezembro, em São Paulo.
Para orientar os professores, o regulamento da oitava edição do prêmio definiu os temas em duas categorias. Temas livres, que abrange a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio, e temas específicos – educação integral, ciências para os anos iniciais do ensino fundamental, alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental e educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.
Dos 6.808 projetos concorrentes, uma comissão nacional de avaliação vai selecionar 40, sendo oito por região. O docente selecionado, independentemente da categoria, receberá R$ 6 mil, troféu e certificado. Os primeiros colocados nas quatro subcategorias de temas livres e nas quatro de temas específicos — ao todo, oito experiências — receberão adicional de R$ 5 mil. Os vencedores do prêmio extra serão conhecidos durante a cerimônia em São Paulo.
Além do dinheiro, os premiados terão as passagens custeadas pelo Ministério da Educação para a viagem de ida e de volta a São Paulo, hospedagem e alimentação. Podem também participar dos programas Sala do Professor e Salto para o Futuro, da TV Escola. As experiências serão publicadas na rede social do prêmio e seus autores, convidados a produzir vídeo, de até três minutos, sobre o projeto. As escolas em que os profissionais lecionam receberão placa comemorativa da oitava edição.
Dados da coordenação geral de tecnologias da educação básica do Ministério da Educação mostram que, em comparação com as edições anteriores, dobrou o número de inscritos neste ano, alcançando 6.808 experiências. Na primeira edição do prêmio, em 2005, foram registrados 1.131 projetos; em 2007, 1.564; em 2008, 779; em 2009, 2,1 mil; em 2011, 1.612; em 2012, 2.617; em 2013, 3.221.
Autor: MEC

ANA 2014 será realizada em novembro

(Foto: Dreamstime)
O Inep tornou pública a portaria que estabelece a sistemática para realização da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) edição 2014. A informação foi divulgada no Diário Oficial da última segunda-feira (22). A Portaria de nº 468/2014 estabelece que a ANA será realizada no período de 17 a 28 de novembro de 2014.
Além disso, a portaria determina que os resultados preliminares serão divulgados em maio de 2015. Nessa etapa, apenas os diretores das escolas poderão ter acesso aos resultados, já que são preliminares. Os resultados finais, segundo a portaria, serão divulgados até agosto de 2015.
Poderão participar da ANA as escolas públicas urbanas e rurais com, no mínimo, 10 estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, organizado no regime de 9 anos.
A ANA tem como objetivo aferir o nível de alfabetização e letramento em língua portuguesa e alfabetização em matemática dos estudantes, por meio de testes de leitura, escrita e matemática. Os professores e gestores também são avaliados. A intenção é produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino.
Clique aqui para acessar a Portaria nº 468 de 19 de setembro de 2014.
Autor: Undime

28 setembro 2014

Projeto: Matemática na Era Digital... Um Desafio Sem Igual

O Projeto: Matemática na Era Digital... Um Desafio Sem Igual, da EMEF Profª Antônio Ribeiro, foi o vencedor do 9º Concurso Multimidia – 2014 e representará a cidade de Marília no XI Concurso Nacional de Criação Multimídia Visual Class que será realizado na cidade de Presidente Prudente no dia 24 de outubro de 2014. O Projeto foi idealizado pela professora do 5º ano, Maria Rita de Cássia Cintra e pelo instrutor de informática Julio César de Almeida e será apresentado pelos alunos: Giovanna Jafrone de Sousa, Priscila Pereira, Vinícius Daniel Venâncio de Oliveira.

EMEI “Pingo de Gente”

Foi entregue no dia 19/09, mais uma importante obra para os moradores do Continental e adjacências: a reforma e ampliação da EMEI “Pingo de Gente”, que atualmente possui 303 alunos matriculados. A EMEI não recebia nenhuma benfeitoria desde 1983, data de sua inauguração. Para garantir educação com qualidade e o bom funcionamento da escola, conta com equipe qualificada, composta por: Diretora, Auxiliar de Direção, Professores, Auxiliares de Desenvolvimento Escolar, Auxiliares de Serviços Gerais, Atendentes de Escola, Estagiários Remunerados e Zeladores, contabilizando 51 profissionais qualificados e comprometidos com os pilares que norteiam a educação. 
O evento culminou com a Festa da Família e a finalização do Projeto Pedagógico “O Circo”, no qual os alunos proporcionaram ao público presente, um grande espetáculo, com apresentações de dança e show de mágica.
Estiveram presentes no evento o Prefeito Vinicius Camarinha, a Secretária da Educação Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel, Vereadores e comunidade.
A EMEI recebeu as seguintes benfeitorias:
- Construção de sala de aula;
- Construção de sanitários para funcionários;
- Construção de sanitários nas salas do Maternal I;
- Construção de Lavanderia;
- Construção de sala de banho;
- Construção do Quiosque;
-Construção de Cobertura de Policarbonato no pátio externo;
-Reforma completa da cozinha;
- Reforma dos sanitários dos alunos;
-Reforma dos sanitários da sala da direção e dos professores;
- Reforma da Sala de Pintura;
- Reforma das calçadas externas;
-Troca do piso da quadra;
- Troca do piso e janelas da Biblioteca;
- Troca do forro de toda a escola por forro de PVC;
- Troca do piso das salas de aula;
- Troca do piso da sala da direção;
- Colocação de janelas na sala da direção e sala dos professores;
- Pintura interna e externa de toda a escola;
- Jardinagem;
- Adequação de 100% no quesito acessibilidade.

SAREM 2014

A Secretaria Municipal de Educação de Marília aplicou nos dias 02 e 03 de setembro a avaliação da 11ª edição do SAREM - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília. A SME tem uma constante preocupação com a aprendizagem das crianças e, portanto, esta avaliação é uma das formas de acompanhar o rendimento dos alunos apresentando informações importantes acerca da qualidade de ensino ocorrido no município de Marília e orientar as políticas educacionais referentes às ações pedagógicas e gestoras das escolas e do sistema municipal mariliense.
Nesse ano, a avaliação foi aplicada a 1626 alunos do 4º ano do ensino fundamental e constou de duas partes: Língua Portuguesa composta de questões de múltipla escolha a partir de diferentes gêneros textuais e uma produção textual de gênero narrativo – Conto; e Matemática composta de 10 situações problema para os alunos encontrarem a resposta e apontá-la nas opções apresentadas.
Os resultados dessa 11ª edição não possuem caráter classificatório, mas o de buscar a equidade dos resultados educacionais. Há três resultados que consideramos importantes nesse processo: Compreensão textual – média de 6,5; Produção textual – média de 5,6; e Matemática – média de 6,8. A partir desses dados, podemos obter a média geral da SME – 6,3.
Vale ressaltar que a média geral obtida está bem próxima da média do IDEB – 6,5 – que avaliou em 2013 os alunos do 5º ano do ensino fundamental. As medidas tomadas a partir desse índice voltarão para os conteúdos dos quais as crianças não conseguiram atingir a média esperada. Serão ofertados cursos de formação aos professores e realizaremos visitas as unidades escolares.

25 setembro 2014

Curso Informática Básica

A Secretaria Municipal da Educação através de seu Núcleo de Informática, iniciou no dia 16 de setembro de 2014 a primeira turma do "Curso de Inclusão Digital - Informática Básica". O curso é direcionado aos auxiliares de serviços gerais e atendentes de escola da Rede Municipal de Ensino de Marília. O conteúdo do curso engloba contato com o editor de imagem, editor de texto, planilha eletrônica e navegação na internet. As aulas estão ocorrendo às terças-feiras das 19h às 22h. A segunda turma do Curso de Inclusão já está prevista para o início do mês de outubro. Por Celso Santos Silva

Encerramento do curso "Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação"

A Secretaria Municipal da Educação em parceria com o eProinfo/Undime finalizou no início do mês de setembro dois cursos de capacitação: "Introdução à Educação Digital e Tecnologias na Educação". O curso curso tem como objetivo contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, preparando-os para utilizarem os recursos e serviços dos computadores e oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas. Por Celso Santos Silva

Curso do Professor Élie Bajard para professores de 4º e 5º anos

Ocorreu nos dias 15 e 17 de setembro o segundo encontro dos professores de 4º e 5º anos do ensino fundamental com o Prof. Dr. Élie Bajard. O curso “Encontros com Bajard: o trabalho com a leitura em pauta” tem como objetivo apresentar aos professores a “descoberta do texto”, desenvolvida pelo próprio educador. Trata-se de um trabalho com a leitura que permite a busca da compreensão fazendo com que a criança estabeleça uma relação com o texto que não se baseia na simples decodificação. Dessa forma, busca-se formar o leitor autônomo entendido aqui como aquele capaz de compreender. O curso prevê momentos práticos no qual os professores são convidados a aplicar em sala de aula o que aprenderam, realizando depois, um retorno de como foi desenvolvida a atividade. É uma forma interessante de abordar o texto em sala de aula que permite a criança aprofundar e entender a forma como ele foi organizado, incluindo-se aí as relações gramaticais e ortográficas presentes nele. Por Joice Ribeiro

24 setembro 2014

Formação Continuada para Professores de EMEIs e EMEFs da Rede Municipal de Educação

Teve início dia 23 de setembro o curso “Matemática: Reflexões sobre o contexto atual”, o qual faz parte de uma proposta de Formação Continuada que envolve Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. 
Este módulo do curso conta com a participação de Professores do Infantil l e ll e também do 1º ano, tendo como objetivo a reflexão sobre a Matemática no contexto atual e o trabalho com os quatro eixos: números e operações, espaço e forma, grandezas e medidas e tratamento da informação. 
Sendo temas para os estudos:
  • Processos mentais básicos: habilidades espaciais; sensos numérico, topológico, espacial e de medida;
  • As multifacetas do número e suas funções;
  • O senso espacial ou a geometria das crianças: habilidades para a percepção espacial;
  • O senso de medida ou as diferentes interpretações da medida;
  • Sugestões de materiais didáticos ou ideias para acontecer em sala de aula.
Já foram trabalhados neste primeiro encontro os sete processos mentais básicos para aprendizagem da Matemática que são: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação.
O curso foi iniciado com cerca de 70 professoras inscritos os encontros serão semanais fora do horário de serviço (das 18h00 às 21h00) nas dependências da Secretaria Municipal da Educação situada na Av. Santo Antônio, 2 377 Bairro Somenzari. 
Com mais essa iniciativa de formação continuada em serviço, os Professores estão sendo instrumentalizados enriquecendo sua ação pedagógica junto aos alunos, primando pela constante melhoria da qualidade da educação oferecida pela nossa Rede Municipal de Educação. Por Roselene Soler

ENCERRAMENTO DO CURSO “TÉCNICAS FREINETIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”.

 
“Todos gostam de escolher o seu trabalho, mesmo que essa escolha não seja vantajosa” (Freinet, invariante nº 7)
Aconteceu no dia 16 de setembro, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, a finalização do primeiro módulo do curso voltado para Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental intitulado “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” com o objetivo de promover a apropriação da proposta do trabalho com a Pedagogia Freinet, na valorização de uma prática consciente do Professor e inserida na perspectiva de um processo de aprendizado significativo no que concerne às necessidades e interesses das crianças. 
O encontro contou com socializações de práticas pedagógicas e discussões acerca dessas trocas de experiências. Logo em seguida foi apresentada e discutida a técnica “Álbum Investigativo” e posteriormente os “Ateliês”, também chamado por alguns autores contemporâneos de cantinhos ou atividades diversificadas que além de proporcionar a apropriação da autonomia da criança, permite às mesmas de fato escolher o que quer realizar. Esta técnica contribui também para que o Professor possa observar mais atentamente as crianças, suas conquistas, suas aprendizagens, dificuldades, gostos e interesses, fato que o auxiliará muito no seu replanejamento. 
Neste dia as Professoras além de realizarem estudos e reflexões aprofundadas acerca de algumas técnicas, puderam vivenciar os ateliês de pintura, modelagem com biscuit e construções com EVA. Foram momentos riquíssimos de apropriação de conhecimentos fundamentais na Pedagogia Freinetiana que poderão contribuir na prática pedagógica dos participantes do curso. 

23 setembro 2014

CURSO: “CIÊNCIA FÁCIL”.

Os resultados do conhecimento científico e tecnológico estão presentes no dia a dia das pessoas de maneira sem precedentes. Torna-se necessário introduzir alguns desses conhecimentos na prática docente. Esse esforço vai além dos livros didáticos que geralmente mantem um formato conservador no ensino de ciências demorando muito a incorporar as novidades científicas.
Por outro lado não adianta oferecer ao professor fórmulas para execução em classe como “receitas” prontas. O professor deve transformar o ensino de Ciências através de novas modalidades didáticas rompendo as barreiras encontradas na sala de aula. 
Nesse sentido é importante que os educadores sejam incentivados a tentar melhorar o ensino pesquisando e ousando novos conteúdos e novas modalidades didáticas, indo além dos materiais costumeiramente utilizados.
Diante desses pressupostos, a Secretaria Municipal da Educação promove o curso de formação de professores do Ensino Fundamental: “Ciência Fácil”, ministrado pelo Professor Doutor Nelson Buck. O referido curso busca aperfeiçoar o trabalho desenvolvido na área de Ciências nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Marília. Os encontros acontecem semanalmente, às quartas-feiras das 19h00 às 22h00, no laboratório da Universidade Estadual Paulista (UNESP). 
Fotos dos encontros ocorridos nos dias 10 e 17 de setembro.

AULA-PASSEIO EM BROTAS

Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. (Hermann Hesse)
No mês de agosto os alunos dos 5º anos A, B e C da EMEFNivando Mariano dos Santos” visitaram o CEU (Centro de Estudos do Universo), localizado na cidade de Brotas/SP. 
O turismo pedagógico foi proposto aos alunos como ação integrante do projeto OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), desenvolvido no 1º semestre na Unidade Escolar com o objetivo de propor atividades de pesquisa e iniciação científica de modo interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.
A visita exploratória ao CEU proporcionou experiências e vivências ricas aos alunos, ampliando o aprendizado e contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio acerca dos conteúdos de Astronomia e Astronáutica trabalhados em sala de aula, tais como: origem do Universo, Sistema Solar, movimentos da Terra, constelações, eclipses, fases da Lua, satélites e foguetes.
Dessa forma, o passeio temático foi a abertura de portas para o mundo além dos muros da escola, conciliando momentos de intenso prazer, de convivência e de aprendizagem num momento vivo, onde o conhecimento ultrapassa as fronteiras acadêmicas e proporciona o desenvolver do universo cultural e social do aluno.
O Tour realizado no CEU levou os alunos a observação e exploração de vários ambientes e o contato direto com diversas tecnologias, sendo programadas as seguintes atividades práticas para o dia:
- Planetário;
- Observatório;
- Relógio de Sol;
- Calendário Egípcio;
- Fóssil de dinossauro;
- Caverna cenográfica;
- Plataforma de lançamento de foguete.
De volta a escola, foram produzidos dezenas de relatos escritos e ilustrados sobre a aula-passeio, bem como cartas de agradecimento que foram entregues a Secretária Municipal da Educação, Fabiana Cruvinel, que proporcionou essa experiência maravilhosa a todos os alunos dos 5º anos da EMEF Nivando Mariano dos Santos.
Agradecimentos:

19 setembro 2014

Projeto Piloto Khan Academy nas escolas

A Khan Academy pode ser usada por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Intuitiva e simples, ela primeiro aprende sobre você para depois te ensinar. Se você é estudante e quer melhorar o seu desempenho em matemática, a Khan Academy é para você. Ou se você já é formado e precisa da matemática para melhorar o seu desempenho - ótima notícia: a Khan Academy é para você também. 
- Estudantes, em casa e nas escolas
- Candidatos à concursos públicos, Enem e vestibulares 
- Profissionais e universitários em busca de aperfeiçoamento 
- Professores e gestores interessados em dinamizar a experiência da sala de aula 
- Pais comprometidos a acompanhar e apoiar o desempenho escolar de seus filhos
A Khan Academy também já faz parte da rotina de aprendizado de algumas redes públicas de ensino em todo o Brasil. Até o final de 2014, já serão 50 mil alunos aprendendo matemática de um jeito simples e divertido. 
Em Marília, participam do Projeto Piloto as EMEFs: Américo Capelozza, Cecília Guelpa, Nelson Gabaldi e Roberto Caetano Cimino.
Na terça-feira (16/09) Fernando Mello, Formador do Khan Academy, participou de uma reunião na Secretaria da Educação com coordenadores e diretores das referidas escolas, onde foi apresentado o índice de utilização da plataforma pelo município. Na quarta-feira (17/09), visitou a EMEF Américo Capelloza para acompanhar os trabalhos que está sendo realizado e parabenizar os alunos Thaís de Souza Santos (5º ano F) e Jonas Gabriel Alves de Abreu (4º ano B) pelo excelente desempenho na plataforma: eles figuraram no TOP100 da Khan Academy no Brasil em agosto de 2014.

15 setembro 2014

Prêmio Professores do Brasil

Atenção professores!!!
A 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil, teve as inscrições prorrogadas até o dia 22 de setembro e devem ser feitas no site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ .
Esse prêmio foi instituído em 2005 pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, e conta hoje com o apoio das seguintes instituições parceiras: Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, Fundação SM, a Fundação Volkswagen, ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Instituto Votorantim, Fundação Santillana, Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo - SESC-SP e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP.
É objetivo do Prêmio Professores do Brasil reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são consideradas as experiências pedagógicas exitosas, criativas e inovadoras.
Estão aptos a se inscreverem todos os dois milhões de professores das três etapas da educação básica, atuantes nas redes públicas. Basta-lhes apresentar uma prática pedagógica criativa e inovadora (em andamento ou já concluída) e formalizar a inscrição. É muito importante que o trabalho seja registrado, através de fotografias, vídeos e relatórios ou anotações, para que profissionais do ensino, de outros lugares do país, possam conhecê-lo e se inspirar nele.
Em dezembro, numa grande festa de encerramento, os vencedores e as escolas onde atuam são revelados, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.
Neste ano, o Prêmio Professores do Brasil foi dividido em temas livres e temas específicos. Os temas livres são: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Já os temas específicos são Educação Integral e Integrada (programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador; e outros que oferecem a jornada escolar ampliada e ênfase na formação integral dos estudantes), Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

14 setembro 2014

Curso para Conselheiros Municipais de Educação

A Secretaria Municipal da Educação foi sede, neste sábado, dia 13 de setembro, do Curso de Conselheiros Municipais de Educação, promovido pelo Departamento de Educação da UFSCar, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC).
O público alvo do encontro foram os Conselheiros Municipais de Educação em efetivo exercício, dos municípios da região. 
Estiveram presentes, representando a Secretaria Municipal da Educação, a Supervisora Escolar de Educação Básica Márcia Vinholo e a Coordenadora de Gestão Escolar Thays Esteves.
O evento, realizado das 8 às 17 horas, teve como objetivo esclarecer aos participantes os procedimentos para a elaboração do Projeto Integrador, trabalho final de conclusão do curso. Por Márcia Vinholo

EXPOSIÇÃO PEDAGÓGICA DA EMEI CRIANÇA FELIZ

Aconteceu no dia de ontem a abertura da exposição pedagógica da EMEI “Criança Feliz” que se encerrará no dia de hoje oportunizando a todos a apreciação de uma diversidade de projetos que tornam a escola viva, alegre e com significados. São projetos muito relevantes que permearam diferentes temas vinculados às necessidades das crianças e da comunidade cujo objetivo central consistiu em ampliar os conhecimentos das crianças. São eles:

“QUE SOM É ESSE?”
NÍVEL III E MATERNAL I (MANHÃ, TARDE E INTEGRAL)
O trabalho com este projeto promoveua integração das crianças com a música, pois tiveram oportunidades de expressar suas sensações, seus sentimentos e pensamentos. Também desenvolveram a musicalização e apreciação musical de diversos gêneros, ampliando assim sua oralidade.

“MEU MUNDO MELHOR”
MATERNAL II MANHÃ/TARDE/PARCIA/INTEGRAL
Através deste projeto propiciamos oportunidades para que as crianças pudessem imitar e dramatizar ações que representassem diferentes pessoas e personagens, através da literatura infantil, promovendo a interação com outras crianças da mesma idade em situações diversas, para que pudessem perceber as diferenças que existem entre as pessoas para estimular a cooperação, solidariedade e respeito.

“EDUCAÇÃO INFANTIL POR UM TRÂNSITO MAIS GENTIL”!
INFANTIL I (MANHÃ/TARDE/INTEGRAL)
O principal objetivo foi de conscientizar as famílias e comunidade sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito através do trabalho com os próprios alunos.

“ÁGUA: PRÁ QUE TE QUERO”?
INFANTIL II (MANHÃ/TARDE E INTEGRAL)
Este projeto partiu da necessidade de realizar um trabalho voltado a conscientização do uso racional da água, já que esta é de grande importância em nossas vidas, possibilitando às crianças novos conhecimentos e a construção de uma nova forma de pensar e agir sobre suas ações cotidianas, tornando-se agentes multiplicadores de conhecimento.

A Equipe Escolar considera extremamente importante o trabalho realizado com projetos, pois é “através destes que se abre um caminho de acesso a toda diversidade do mundo dentro das especificidades da Educação Infantil”.

Reunião da UNDIME

No dia 10 de setembro, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, ocorreu à reunião da UNDIME, polo de Marília.
Estiveram presentes os Secretários da Educação dos municípios de Álvaro de Carvalho, Garça, Echaporã, Fernão, Marilia, Oscar Bressane, Pompeia e Vera Cruz.
Na reunião foram discutidos assuntos referentes à Plataforma Freire; ao envio para o Ministério da Educação das propostas curriculares dos municípios relativo à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental; a indicação de um articulador da Secretaria da Educação dos municípios para participarem de encontros sobre o Plano Municipal de Educação, junto aos órgãos oficiais; o Transporte Escolar e a Merenda Escolar; a divulgação das inscrições para os docentes no Prêmio Professores do Brasil e o ciclo de palestras da UNDIME nos polos, especialmente a que acontecerá no dia 17 de setembro em Tupã.
A Secretária Municipal da Educação de Marília, Profª Fabiana Rodrigues Cruvinel, ressaltou que o próximo encontro está agendado para o dia 08 de outubro. Por Márcia Vinholo

Professor da Universidade Carlos III, de Madrid – Espanha, visita Escola Municipal de Marília

Através de uma ação conjunta entre especialistas nacionais, estrangeiros e professores de escolas públicas municipais de Marília, a rede conta com a implementação de um projeto piloto, intitulado “Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo”. O projeto tem como objetivo desenvolver uma biblioteca escolar que supere as tradicionais deficiências e esteja em função dos interesses e necessidades da própria escola.
A iniciativa que, a princípio, está sendo desenvolvida em duas escolas da rede municipal, recebeu na semana passada, a visita do Prof. Dr. Miguel Ángel Marzal, da Universidade Carlos III, de Madrid, Espanha, nosso parceiro junto com a UNESP neste projeto de reformulação das bibliotecas escolares. 
O professor pode conhecer uma das escolas envolvidas, a EMEF “Reny Pereira Cordeiro”; apreciar a biblioteca da Unidade e observar como é realizado o trabalho com a leitura. Em meio a outras atividades, interagiu com alunos, professores e direção da escola, fez considerações a respeito da organização do acervo, falou da importância da experiência lúdica em uma biblioteca escolar, da integração com a sala de informática, entre outras observações.
Foi uma visita bem proveitosa, em que o professor trocou muitas ideias e contribuiu com alguns encaminhamentos, segundo sua experiência com as bibliotecas escolares da Espanha. Também esteve com a Secretária da Educação de Marília, Profª Drª Fabiana Rodrigues Cruvinel, para discutir consideráveis pontos sobre o projeto. 
È importante destacar e parabenizar o trabalho desenvolvido por toda a equipe de educadores da EMEF Reny Pereira Cordeiro. O professor Marzal ficou encantado com a escola. Por Camila Pereira da Silva Oliveira

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL REALIZAM AULA PASSEIO À GALERIA MUNICIPAL DE ARTES.

   

A aula passeio, técnica utilizada pelo Educador Célestin Freinet tem o poder de trazer todos os elementos externos para a apropriação e significação de saberes e conhecimentos necessários na Educação Escolar, ou seja, a criança aprende para a vida!
Em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura através do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino fundamental” ministrado pelos assistentes técnicos de área de EMEI Marcelo Campos Pereira e de EMEF Camila Pereira da Silva de Oliveira da Secretaria Municipal da Educação foi realizada no dia 03-09 no período noturno a aula passeio com os Professores participantes, cujo objetivo principal foi conhecer este espaço tão rico em cultura artística, uma linguagem importantíssima desenvolvida com as crianças da Educação Municipal de Marília. 
Com esta aula passeio as Professoras puderam apreciar, realizar leituras de diferentes obras de arte de alguns pintores e ainda coletivamente produziram algumas obras para serem expostas neste espaço. A exposição tratou de dois temas “PINTANDO COMO SE PENSA” que tem a participação de artistas com deficiências física, auditiva, intelectual e visual, Parceria com o Projeto Vida Iluminada da UNIMED e “II MOSTRA OLHARES FOLCLÓRICOS” com obras de artistas da comunidade. 
Foram momentos riquíssimos de intensa APRECIAÇÃO, REFLEXÃO e PRODUÇÃO processos que contribuem para a ampliação da capacidade de percepção e sensibilização dos Professores que poderão concomitantemente desenvolver estas habilidades na sua ação pedagógica junto às crianças e ainda promover aulas passeio à Galeria, entre outros.

13 setembro 2014

Poesia Matemática (Millôr Fernandes)

Às folhas tantas do livro matemático
um Quociente apaixonou-se um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.


Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base...
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo ortogonal, seios esferóides.


Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela.
Até que se encontraram
No Infinito.


"Quem és tu?" indagou ele
Com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode chamar-me Hipotenusa."


E de falarem descobriram que eram
(o que, em aritmética, corresponde
a alma irmãs)
Primos-entre-si.


E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz.
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Rectas, curvas, círculos e linhas sinusoidais.


Escandalizaram os ortodoxos
das fórmulas euclidianas
E os exegetas do Universo Finito.


Romperam convenções newtonianas
e pitagóricas.
E, enfim, resolveram casar-se.
Constituir um lar.
Mais que um lar.
Uma Perpendicular.


Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações ediagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.


E casaram-se e tiveram
uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até àquele dia
Em que tudo, afinal,
se torna monotonia.


Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum...
Frequentador de Círculos Concêntricos.
Viciosos.


Ofereceu-lhe, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.


Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo.
Uma Unidade.
Era o Triângulo, chamado amoroso.
E desse problema ela era a fracção
Mais ordinária.


Mas foi então que Einstein descobriu a
Relatividade.
E tudo que era expúrio passou a ser
Moralidade
Como aliás, em qualquer Sociedade

Dia 23 de setembro daremos início ao módulo II do curso destinado a Educação Infantil e Ensino Fundamental "Que matemática devemos ensinar às crianças da educação Infantil e do 1º ano do ensino fundamental?". Aguardamos os professores inscritos!

12 setembro 2014

HEC de Educação Física

Propósito
O principal enfoque na Dança Circular não é a técnica e sim o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros. Assim, ela é indicada para pessoas de qualquer idade, raça ou profissão, auxiliando o indivíduo a tomar consciência de seu corpo físico, acalmar seu emocional, trabalhar sua concentração e memória e, principalmente, entrar em contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a qualquer um, não é utilizada no dia a dia.
Alguns benefícios das Danças Circulares: 
Ø Ampliar a percepção a atenção e a concentração; 
Ø Promover a identificação e a empatia com os outros 
Ø Despertar a musicalidade; ritmo, leveza e flexibilidade; 
Ø Trabalhar as habilidades interativas e de grupo; 
Ø Desenvolver a habilidade de documentar e comunicar experiências internas; 
Ø Incentivar o indivíduo a expressar o que ele tem de melhor; 
Ø Desenvolver a capacidade de intimidade interpessoal 
Ø Compreender a dança como forma de expressão não verbal; 
Ø Viabilizar o auto conhecimento e a expressão individual e coletiva. 
Ø Possibilitar a comunicação humana através do diálogo corporal; 
Ø Evocar respostas corporais específicas.

11 setembro 2014

Prefeitura inaugura nova Emei creche “Meu Anjo”, na vila São Miguel

Com a função de berçário, a Emei Creche “Meu Anjo”, na rua Bartomeu de Gusmão, nº 143, Vila São Miguel, será oficialmente inaugurada hoje, às 19h00.
O prédio com cerca de 600 metros quadrados, tem capacidade para abrigar 100 crianças entre zero e dois anos. A diretora Sandra Letícia Pichler destaca que as novas instalações agora possuem cinco salas de aula, espaço para equipe gestora, secretaria e professores, bem como dois sanitários para alunos, quatro sanitários para adultos, sendo um para pessoas deficientes, sala de amamentação, fraldário, cozinha com duas dispensas, refeitório, depósitos, lavanderia, solário, área gramada e pátio central coberto. O que chama atenção também são os móveis e brinquedos planejados especialmente para as crianças. No total, a Prefeitura mantém 42 funcionários no atendimento.
Essa será a segunda Emei-creche totalmente reformada entregue nesse ano pela Prefeitura. Em junho, Vinicius inaugurou também o prédio remodelado da “Nossa Senhora da Glória”, na zona sul, proporcionando o aumento da capacidade de 75 para 150 crianças com idade entre 4 meses e 1,7 ano. Na ocasião, o prefeito foi muito elogiado por ter autorizado a implantação de sala de amamentação em todas as Emeis com a atividade de berçários: “Irmão Maurício”, “Mãe Cristina”, “Saci Pererê”, “Favo de Mel”, “Curumim” e “Meu Anjo”. Com isso, Marília se tornou a primeira cidade do Brasil a ter salas de amamentação em berçários, segundo a supervisora do Banco de Leite, Sandra Domingues.
Vinicius lembra ainda o planejamento de sete novas creches visando suprir até 2016 o déficit de cerca de 700 vagas – observado pela Central de Vagas do município. O investimento total será de R$ 8,1 milhões. “Vamos com isso dobrar o número de creches em Marília, criando pelo menos mil vagas”, afirmou.
As creches previstas, além da “Meu Anjo” são Jardim Califórnia, Vila Barros, Altos do Palmital, Marina Moretti, Cavallari, Nova Marília e Santa Antonieta/Julieta.
A secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, destaca a preocupação desde o início do governo prefeito Vinicius com a importância educacional e social das Emeis creches. “Ele não tem medido esforços para atingir o objetivo. A população é a grande beneficiada. Os pais com isso, podem trabalhar e deixar as crianças num local estruturado. O orçamento familiar é reforçado, melhorando a qualidade de vida dos marilienses”, disse Fabiana. Fonte

10 setembro 2014

Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru realiza apresentação em Marília

Música, muito mais que harmonias, acordes e letras. Muito mais que consoantes e vogais em sucessão. Muito mais que uma palavra de três sílabas. É um instrumento do pensamento. Músicas expressam tudo ou nada. Músicas fazem com que as pessoas reflitam. Músicas agridem. Músicas acolhem. Músicas criam desejos. Músicas enfeitiçam, seduzem e provocam. Fonte

No dia 15 de outubro de 2014 as 20 horas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília, teremos a honra e o prazer de receber em nossa cidade a "Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru", com 45 músicos profissionais do Conservatório Musical de Tatuí e de outras formações acadêmicas. A entrada será franca, pois a música é cultura, e através da música podemos ajudar a construir uma juventude mais ordeira e um país melhor.
Local - Anfiteatro da UNIMAR
Organizador do Evento - Claudemir Tegana - Escritor de Marília


Para dirimir a dúvida, lembro que a expressão “dar uma palinha”, que é a forma correta, é , segundo o juiz Carlos Oliveira Jr, uma forma diminutiva de “dar uma pala”, ou seja, uma amostra de algo, uma pista, um adiantamento do conteúdo. É muito utilizada por músicos em entrevistas, quando cantam trechos de seus sucessos.
Quanto à versão “dar uma palhinha”, ela somente poderá ser usada se o falante estiver se referindo a um cigarro de palha, já que palhinha é o diminutivo de palha.