Image Map

02 setembro 2014

2° encontro do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil e séries iniciais do ensino Fundamental”

“(...) Não basta partir muito cedo e a toda velocidade. O importante é o ponto de chegada e o estado da criança nessa chegada. (...) Não tentaremos dotar os passarinhos de asas fictícias para pô-los demasiado cedo fora do ninho”. “Deixaremos pacientemente que as penas cresçam e se desenvolvam certos de que o voo há de chegar sem falta, no momento desejado, natural e forte”. (Freinet, 1977, p. 119- 122)
Aconteceu no dia 26-08, terça - feira, no período da noite nas dependências da Secretaria Municipal da Educação o 2° encontro do curso “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil e séries iniciais do ensino Fundamental”, iniciado com a socialização da técnica livro da vida por algumas Professoras, depois foi realizado a dinâmica com poema “Pão e Rosas” de Célestin Freinet com o objetivo de refletir sobre a importância de se respeitar o ritmo de desenvolvimento de cada criança. Logo em seguida foi vivenciada em pequenos grupos a produção do texto livre, discutimos sua importância e foram explanadas algumas estratégias para a produção do texto livre na escola.
Para finalizar foi apresentada a técnica “roda da conversa/ conversa livre” na visão Freinetiana e debatida suas diferentes possibilidades de desenvolvimento na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário