Image Map

28 setembro 2014

SAREM 2014

A Secretaria Municipal de Educação de Marília aplicou nos dias 02 e 03 de setembro a avaliação da 11ª edição do SAREM - Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília. A SME tem uma constante preocupação com a aprendizagem das crianças e, portanto, esta avaliação é uma das formas de acompanhar o rendimento dos alunos apresentando informações importantes acerca da qualidade de ensino ocorrido no município de Marília e orientar as políticas educacionais referentes às ações pedagógicas e gestoras das escolas e do sistema municipal mariliense.
Nesse ano, a avaliação foi aplicada a 1626 alunos do 4º ano do ensino fundamental e constou de duas partes: Língua Portuguesa composta de questões de múltipla escolha a partir de diferentes gêneros textuais e uma produção textual de gênero narrativo – Conto; e Matemática composta de 10 situações problema para os alunos encontrarem a resposta e apontá-la nas opções apresentadas.
Os resultados dessa 11ª edição não possuem caráter classificatório, mas o de buscar a equidade dos resultados educacionais. Há três resultados que consideramos importantes nesse processo: Compreensão textual – média de 6,5; Produção textual – média de 5,6; e Matemática – média de 6,8. A partir desses dados, podemos obter a média geral da SME – 6,3.
Vale ressaltar que a média geral obtida está bem próxima da média do IDEB – 6,5 – que avaliou em 2013 os alunos do 5º ano do ensino fundamental. As medidas tomadas a partir desse índice voltarão para os conteúdos dos quais as crianças não conseguiram atingir a média esperada. Serão ofertados cursos de formação aos professores e realizaremos visitas as unidades escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário