Image Map

03 setembro 2014

Projeto Educação Integral na Educação Infantil

Na segunda quinzena do mês de agosto aconteceu mais um encontro para o acompanhamento do Projeto Piloto de “Educação Integral em Tempo Integral”, no qual estão envolvidas as EMEIs 1,2...Feijão com Arroz, Bem te Vi e Roda Pião. Esse projeto tem como foco principal a ideia de que para educar um indivíduo é preciso envolver e articular diversos outros indivíduos, tempos e espaços. Afinal, somos todos sujeitos completos, totais, com as mais diversas características, necessidades e possibilidades de aprendizagem ao longo da vida. Permitir o tempo integral de permanência na escola equivale a criar as condições de tempo e de espaços para materializar o conceito de formação integral, desenvolvendo as potencialidades humanas em seus diferentes aspectos: cognitivos, afetivos e socioculturais.
A ideia da formação integral do homem exige uma composição de estratégias e alternativas políticas e pedagógicas para repensarmos o modo de funcionamento das instituições educativas, com o objetivo de colocá-las a favor da lógica, da inclusão e da formação integral das crianças. Neste projeto os participantes são crianças que ficam em período integral dos níveis Infantil I e II que desenvolverão inúmeras e diversificadas possibilidades de trabalho proporcionando uma infinidade de experiências promotoras de aprendizagens lúdicas em diferentes áreas do conhecimento. 
Neste encontro as equipes gestoras tiveram a oportunidade de apresentar as ações que já estão sendo realizadas em cada Unidade Escolar e também trocaram ideias sobre ações futuras, que contarão com a participação dos Professores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário