Image Map

24 setembro 2014

ENCERRAMENTO DO CURSO “TÉCNICAS FREINETIANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”.

 
“Todos gostam de escolher o seu trabalho, mesmo que essa escolha não seja vantajosa” (Freinet, invariante nº 7)
Aconteceu no dia 16 de setembro, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, a finalização do primeiro módulo do curso voltado para Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental intitulado “Técnicas Freinetianas na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental” com o objetivo de promover a apropriação da proposta do trabalho com a Pedagogia Freinet, na valorização de uma prática consciente do Professor e inserida na perspectiva de um processo de aprendizado significativo no que concerne às necessidades e interesses das crianças. 
O encontro contou com socializações de práticas pedagógicas e discussões acerca dessas trocas de experiências. Logo em seguida foi apresentada e discutida a técnica “Álbum Investigativo” e posteriormente os “Ateliês”, também chamado por alguns autores contemporâneos de cantinhos ou atividades diversificadas que além de proporcionar a apropriação da autonomia da criança, permite às mesmas de fato escolher o que quer realizar. Esta técnica contribui também para que o Professor possa observar mais atentamente as crianças, suas conquistas, suas aprendizagens, dificuldades, gostos e interesses, fato que o auxiliará muito no seu replanejamento. 
Neste dia as Professoras além de realizarem estudos e reflexões aprofundadas acerca de algumas técnicas, puderam vivenciar os ateliês de pintura, modelagem com biscuit e construções com EVA. Foram momentos riquíssimos de apropriação de conhecimentos fundamentais na Pedagogia Freinetiana que poderão contribuir na prática pedagógica dos participantes do curso. 

Um comentário:

  1. Amei participar desse curso de Tecnicas Freinetianas, já estou aplicando em sala de aula, os professores Marcelo e Camila, são excelentes!!!!! obrigada
    Esther emei Primavera

    ResponderExcluir