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07 setembro 2014

Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa - PNAIC 2014

São objetivos deste encontro, oferecer subsídios teóricos e práticos para amparar práticas pedagógicas com o intuito de garantir que a criança possa:
 elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração) e multiplicativo (multiplicação e divisão), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados;
• calcular adição e subtração com e sem agrupamento e desagrupamento;
• construir estratégias de cálculo mental e estimativo, envolvendo dois ou mais termos;
 elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.
[...] enfatizar o raciocínio não significa deixar de lado o cálculo na resolução de problemas: significa calcular compreendendo as propriedades das estruturas aditivas e das operações de adição e subtração. (Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001, p. 56).
Professor Assistente Doutor (Metodologia de Ensino de Matemática – Departamento de Didática – FFC/UNESP – Campus de Marília
[...] para o desenvolvimento do raciocínio aditivo e multiplicativo é importante propor aos alunos problemas variados, envolvendo as várias situações que compõem os campos conceituais. Com isso estaremos oferecendo situações desafiadoras às crianças e evitando que resolvam problemas a partir da repetição de estratégias já conhecidas. (Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001, p. 56).

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