Image Map

09 setembro 2014

Reunião de Professores Coordenadores e Diretores de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs (Classes Municipais de Educação Infantil)

“[...] a avaliação ocorre permanentemente e emprega diferentes meios, como a observação, o registro, a reflexão sobre o desenvolvimento das atividades e projetos, sobre as hipóteses e descobertas das crianças.” Vital Didonet (mimeo)
No dia 26/08/2014 às 8h30 reuniram-se, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, os Professores Coordenadores e Diretores de EMEIs, EMEFEIs e CMEIs.
O objetivo deste encontro foi o de realizarmos a devolutiva dos relatórios das Avaliações Individuais dos Alunos, que para este semestre foram feitas de maneira descritiva e apresentadas aos pais.
Dentre os vários pontos positivos desta nova modalidade de avaliar podemos destacar:
- a boa receptividade dos pais, tendo em vista a riqueza dos relatos sobre o desenvolvimento pedagógico dos filhos, valorizando o trabalho realizado pela Educação Infantil, estreitando ainda mais os laços entre a escola e as famílias;
- o Professor aprimorou ainda mais seu olhar para a criança, observando, registrando e avaliando, para que possa realizar o replanejamento de suas ações futuras.
Em um segundo momento, continuamos os estudos sobre as técnicas freinetianas, em que tratamos sobre a roda da conversa ou conversa livre; pois isto possibilita a cada criança e ao Professor exprimirem livremente seus pensamentos, seus desejos, seus sentimentos, falarem dos acontecimentos, de suas vidas em casa ou na escola.
A roda da conversa auxilia na preparação dos textos livres e permite o desenvolvimento de condutas tais como: falar na hora certa, prestar atenção enquanto os colegas estão falando, refletir antes de falar, entre outras. Freinet considera como primeira manifestação verdadeiramente intelectual a capacidade de retirar o essencial daquilo que é necessário ser dito e daquilo que é ouvido.
Equipe de EMEI
28/08/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário