No dia 29 de agosto, na sede da Secretaria Municipal da Educação, ocorreu mais uma reunião com os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na ocasião foram abordadas questões e propostas discussões acerca do trabalho com os alunos com necessidades educacionais especiais (NEES) inseridos nas classes de EJA do nosso município. Já que é preciso buscar alternativas que garantam o acesso aos conhecimentos sistematizados e organizados no plano anual de ensino da EJA também a esse alunado.
A reunião contou com a presença e importantes contribuições da Professora Vanessa Aparecida Pelúccio Azevedo do CEMAEE, que apresentou a proposta do Currículo Funcional Natural como embasamento para busca por alternativas eficazes no trabalho com os alunos NEES na EJA.
A necessidade de abordar esse tema na Educação de Jovens e Adultos surgiu das discussões provocadas pelos conselhos de classe da EJA no final do primeiro semestre.
É preciso levar em conta que sendo a escola, espaço fundamental da manifestação da diversidade, decorre a necessidade de repensar e defender a escolarização como princípio inclusivo, reconhecendo a possibilidade e o direito de todos que não são por ela alcançados. Desta forma, o movimento de inclusão traz como premissa básica, propiciar a educação para todos, uma vez que, o direito do aluno com necessidades educacionais especiais e de todos os cidadãos à educação é um direito constitucional. Essa situação requer muitas discussões acerca desse importante tema, fazendo necessário maior envolvimento dos profissionais, projetos educacionais mais elaborados e uma gama de possibilidades de recursos educacionais.
À toda equipe do Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) “Profª Yvone Gonçalves”, os sinceros agradecimentos pelo compromisso, amor e competência no trabalho que desenvolve junto à Rede Municipal de Educação. Por Odirlei de Oliveira
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