Image Map

23 setembro 2014

AULA-PASSEIO EM BROTAS

Nada lhe posso dar que já não existam em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo. (Hermann Hesse)
No mês de agosto os alunos dos 5º anos A, B e C da EMEFNivando Mariano dos Santos” visitaram o CEU (Centro de Estudos do Universo), localizado na cidade de Brotas/SP. 
O turismo pedagógico foi proposto aos alunos como ação integrante do projeto OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), desenvolvido no 1º semestre na Unidade Escolar com o objetivo de propor atividades de pesquisa e iniciação científica de modo interdisciplinar, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.
A visita exploratória ao CEU proporcionou experiências e vivências ricas aos alunos, ampliando o aprendizado e contribuindo para o seu pensamento crítico e raciocínio acerca dos conteúdos de Astronomia e Astronáutica trabalhados em sala de aula, tais como: origem do Universo, Sistema Solar, movimentos da Terra, constelações, eclipses, fases da Lua, satélites e foguetes.
Dessa forma, o passeio temático foi a abertura de portas para o mundo além dos muros da escola, conciliando momentos de intenso prazer, de convivência e de aprendizagem num momento vivo, onde o conhecimento ultrapassa as fronteiras acadêmicas e proporciona o desenvolver do universo cultural e social do aluno.
O Tour realizado no CEU levou os alunos a observação e exploração de vários ambientes e o contato direto com diversas tecnologias, sendo programadas as seguintes atividades práticas para o dia:
- Planetário;
- Observatório;
- Relógio de Sol;
- Calendário Egípcio;
- Fóssil de dinossauro;
- Caverna cenográfica;
- Plataforma de lançamento de foguete.
De volta a escola, foram produzidos dezenas de relatos escritos e ilustrados sobre a aula-passeio, bem como cartas de agradecimento que foram entregues a Secretária Municipal da Educação, Fabiana Cruvinel, que proporcionou essa experiência maravilhosa a todos os alunos dos 5º anos da EMEF Nivando Mariano dos Santos.
Agradecimentos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário