Image Map

03 setembro 2014

Curso: Autismo e Estratégias Psicopedagógicas

O Autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, conhecido como “Transtornos do Espectro Autista” (TEA).
De acordo com a última edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, o chamado DSM-V (maio de 2013), há um significativo transtorno que afeta o funcionamento social, a capacidade de comunicação, implicam em um padrão restrito de comportamento.
O TEA é constituído pelo Autismo, a síndrome de Asperger e pelo transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação. Nos manuais de classificação esses quadros estão localizados dentro do capítulo dos transtornos globais do desenvolvimento (TGD), que inclui além dos TEA, a síndrome de Rett e o transtorno desintegrativo.
Em comum, as pessoas que fazem parte do TEA apresentam dificuldades em entender as regras de convívio social, a comunicação não-verbal, a intencionalidade do outro e o que os outros esperam dela. Com essas dificuldades funcionais, o impacto na eficiência da comunicação é muito grande, fazendo com que o desenvolvimento do cérebro social mantenha-se cada vez mais insuficiente para exercer as funções necessárias para a interação social.
As crianças com TEA fazem parte do público alvo da Educação Especial, garantindo assim não somente o direito à matrícula no ensino regular mas principalmente a permanência com qualidade no sistema. 
Objetivando colaborar com esse sistema de ensino com qualidade, a Equipe do CEMAEE, representados no momento pelo psicólogo Gilson Cardoso e a Coordenadora da Educação Especial Professora Sabrina Alves Dias, tem desenvolvido desde o início do ano a formação continuada “Autismo e Estratégias Psicopedagógicas”.
O curso oferece dois Módulos diferenciados. O módulo I está voltado aos gestores e professores Coordenadores de EMEI e EMEF, com encontros quinzenais. Já o Módulo II, os encontros são mensais e a participação é aberta à todos os professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, como também para os Cuidadores e estagiários da Rede. Em cada encontro uma temática diferente é abordada. Segue a relação dos encontros e as temáticas:
14/08- Planejamento Escolar
04/09- Abordagem com a Família
23/10- Conhecendo o trabalho do Espaço Potencial
06/11- Socialização de práticas
04/12- Oficina de recursos/ Socialização de práticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário