Image Map

22 setembro 2013

Curso “Ler e escrever textos nas séries iniciais do ensino fundamental”. Profa. Stela Miller

Revista Ciência Hoje das Crianças
No encontro desta semana a proposta do curso foi: pensar como trabalhar um relato de experiência científica com as crianças. Realizamos uma experiência que se encontra também na edição Nº 249 da Revista Ciência Hoje das Crianças (conforme artigo selecionado abaixo):
No contexto da sala de aula, em que está em jogo a escrita do texto relato de experiência científica, após a vivência de uma experiência científica, o professor realiza com as crianças as seguintes ações:
1. Discutir com os alunos o processo que eles vão vivenciar, as ações que vão desenvolver e combinar a forma pela qual o trabalho será socializado.
1.1 Discutir os parâmetros que organizam a produção de texto
1.2 Discutir como se estrutura o texto:
- aspecto externo
- dinâmica interna
2. Solicitar a primeira escrita individual (cada aluno escreve seu relato)
3. Comparar o texto escrito com outro texto de referência do mesmo gênero (um relato de experiência científica
- ler e analisar coletivamente quanto a estrutura interna; 
- fazer individualmente os acréscimos quando necessário. 
4. Retomar o texto de referência e por em relevo: 
- o uso de marcadores de tempo; 
- tempos verbais do passado; 
- pessoa verbal: primeira pessoal do plural.
5. Reescritas individuais a partir do trabalho com a estrutura, a manutenção da pessoa e do tempo verbal, a coerência dos marcadores de tempo e a sequencia dos fatos narrados.
6. Escrita individual final
7. Avaliação (auto-avaliação, tendo como critérios os itens mencionados acima).

Clique na imagem acima
Texto produzido por uma participante do curso:
Fotos:
Informações Complementares:

Nenhum comentário:

Postar um comentário