Image Map

28 setembro 2013

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Notícia e reportagem: sutis diferenças
Felipe Franceschin
Resumo
As diferenciações entre dois gêneros jornalísticos – a notícia e a reportagem– no que diz respeito à natureza das informações, os recursos empregados no texto e a tomada de decisão, por parte do veículo, de produzir um e outro.
Para o grande público, “notícia” e “reportagem” são sinônimos: notícia – diriam muitos leitores assíduos da grande imprensa – é a reportagem sobre alguma coisa. Mesmo entre pessoas com algum conhecimento de comunicação, os dois termos são às vezes usados indistintamente, como se ambos se referissem ao mesmo gênero de texto jornalístico. Em algumas emissoras de rádio, como a Globo AM, o termo “reportagem” chega a ser usado no encerramento de notícias, como parte da assinatura padrão. 
Mesmo os profissionais de jornalismo, que distinguem com clareza os dois formatos, nem sempre se arriscam a apontar as fronteiras que separam um e outro. Mais do que uma questão eminentemente técnica, a distinção entre a notícia e a reportagem pode auxiliar o público a aumentar o senso crítico em relação ao jornal, rádio ou TV que acompanha, na medida em que permite ao leitor, ouvinte ou telespectador perceber o grau de motivação do veículo em divulgar informações sobre determinados assuntos, e não sobre outros.
Entre os estudantes, uma visão mais clara pode proporcionar um aproveitamento maior na leitura dos jornais e revistas. Para quem está aprendendo em sala de aula técnicas como o lead e a pirâmide invertida, fica difícil identificá-las olhando para uma reportagem, texto em que muitas vezes o primeiro parágrafo é descritivo, ou então parte de um aspecto secundário como “gancho” para o assunto principal. Fonte
O lead esclarece, em ordem de importância, que se trata da ocupação de um morro, quem são as pessoas envolvidas – caçadores e caça –, as circunstâncias de tempo e de lugar, o modo como se deu a ocupação e o motivo pelo qual o homem era procurado. As informações que constam do lead são as mais importantes e serão detalhadas ao longo do texto.
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário