Ocorreu no dia 09/09/13, nas dependências da Secretaria Municipal da Educação, mais um encontro dos educadores que fazem parte do Projeto "A Procura da Compreensão da Linguagem Escrita" (ProCLE).
Houve uma socialização das práticas efetivadas desde o início do trabalho ocorrido em 22/04/13, sob a liderança do Educador Francês Élie Bajard que mediou sessões para implementação do referido projeto em escolas de nosso município.
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, aconteceram reuniões com docentes na sede da Secretaria e visitas às escolas envolvidas.
O trabalho que está sendo desenvolvido visa à formação de 18 professores da Rede Municipal, sendo 12 da Educação Infantil e 6 do Ensino Fundamental, numa abordagem alternativa sobre a língua escrita que supera a dicotomia entre a “extração da pronuncia” e a “extração da compreensão”.
Esses encontros de formação aconteceram a partir de três instrumentos: “A sessão de mediação, a descoberta do nome e a descoberta do texto”.
O mencionado projeto é uma parceria entre a Unesp/Marília e a Secretaria Municipal da Educação, através do Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena que dará suporte à implementação do mesmo na nossa rede escolar.
Nesse encontro, tivemos a oportunidade de ouvir cada um dos participantes sobre:
- o que já fez;
- dificuldades encontradas;
- dúvidas;
- propostas que não deram certo;
- propostas que trouxeram ganhos tanto do ponto de vista docente, quanto do ponto de vista das respostas das crianças e dos pais;
- como os pares que trabalham na mesma escola estão encarando o trabalho que está sendo realizado.
Os professores realizaram belíssimas exposições e foi um momento riquíssimo para discussões e aprofundamento nos estudos que vimos realizando.
Élie Bajard é doutor em Linguística, trabalhou na formação de professores na França e na Argélia. No Brasil, na qualidade de adido linguístico da Embaixada da França, foi consultor no Ministério da Educação (MEC) de 1990 a 1994. Nesse período, desenvolveu o Projeto Pró-Leitura, implantado em doze Estados, que visa a formação de professores na área da aprendizagem da escrita, fundamentada na prática do livro. Trabalhou no Marrocos na formação de professores em áreas rurais. Professor convidado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), realizou pesquisas em bibliotecas escolares interativas. Foi consultor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Hoje atua em ONGs dedicadas a descoberta do livro de literatura infantojuvenil por crianças oriundas de famílias excluídas da cultura escrita e em instituições voltadas para a aprendizagem da escrita pela comunidade surda. É autor dos livros Le jeu dramatique (CRDP); Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem; Da escuta de textos a leitura; Ler e dizer: compreensão e comunicação do texto escrito, publicados pela Cortez Editora.
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