11 setembro 2013

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESTRUTURA DO CURSO 
O curso está estruturado em 30 horas, organizados em dois módulos: 
Módulo I - Números e operações: Sistema de Numeração decimal; Campo aditivo; Campo multiplicativo; Operações básicas; Frações e Porcentagem. (21 horas) 
Módulo II - Metodologia de Projetos (09 horas) 
1º Encontro - 09/09/2013 
Números e Operações 
- O Desafio de Ensinar Matemática 
- Matemática x cotidiano 
- A História da Matemática 
- O Conhecimento Humano 
- Número 
- Funções do número 
- Evolução histórica da ideia de número 
- Sistema de numeração decimal 

O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA 
Você já se questionou porque a matemática consta no currículo escolar? 
A Matemática é necessária em atividades práticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade, como as que lidam com grandezas, contagens medidas, técnicas de cálculo etc.” 
“A Matemática desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de abstrair, generalizar, projetar, transcender o que é imediatamente sensível” (CENP, 1992, p.9). 
Tente se lembrar como foram seus primeiros contatos com a matemática. 
As suas lembranças são coerentes com os objetivos da Matemática destacados? 
Quais seriam as razões?
Diante desta reflexão é que nos propomos a investigar algumas possibilidades de não reproduzirmos isso com nossos alunos... 
REFERENCIAL TEÓRICO 
BRASIL. MEC – PRÓ-LETRAMENTO: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008. 
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 30. ed. Campinas, Papirus, 2003. 
NUNES, T. et al. Introdução a Educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem, 2001. (Col. Ensinar é Construir) 
NUNES, T. e BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. 
PARRA, C. e SAIZ, I (orgs). Didática da Matemática. 2. reimp. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001. 
ROSA NETO, E. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 1998. 
TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro de Almeida. Teoria e Prática da Matemática: Como Dois e Dois. São Paulo: FTD, 2009. 
Fotos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário