ESTRUTURA DO CURSO
O curso está estruturado em 30 horas, organizados em dois módulos:
Módulo I - Números e operações: Sistema de Numeração decimal; Campo aditivo; Campo multiplicativo; Operações básicas; Frações e Porcentagem. (21 horas)Módulo II - Metodologia de Projetos (09 horas)
1º Encontro - 09/09/2013
Números e Operações
- O Desafio de Ensinar Matemática
- Matemática x cotidiano
- A História da Matemática
- O Conhecimento Humano
- Número
- Funções do número
- Evolução histórica da ideia de número
- Sistema de numeração decimal
O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA
Você já se questionou porque a matemática consta no currículo escolar?
A Matemática é necessária em atividades práticas que envolvem aspectos quantitativos da realidade, como as que lidam com grandezas, contagens medidas, técnicas de cálculo etc.
A Matemática desenvolve o raciocínio lógico, a capacidade de abstrair, generalizar, projetar, transcender o que é imediatamente sensível (CENP, 1992, p.9).
Tente se lembrar como foram seus primeiros contatos com a matemática.
As suas lembranças são coerentes com os objetivos da Matemática destacados?
Quais seriam as razões?
Diante desta reflexão é que nos propomos a investigar algumas possibilidades de não reproduzirmos isso com nossos alunos...
REFERENCIAL TEÓRICO
BRASIL. MEC PRÓ-LETRAMENTO: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: matemática. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008.
KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 30. ed. Campinas, Papirus, 2003.
NUNES, T. et al. Introdução a Educação Matemática: os números e as operações numéricas. São Paulo: Proem, 2001. (Col. Ensinar é Construir)
NUNES, T. e BRYANT, P. Crianças fazendo matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
PARRA, C. e SAIZ, I (orgs). Didática da Matemática. 2. reimp. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
ROSA NETO, E. Didática da Matemática. 11. ed. São Paulo: Ática, 1998.
TOLEDO, Marília Barros de Almeida; TOLEDO, Mauro de Almeida. Teoria e Prática da Matemática: Como Dois e Dois. São Paulo: FTD, 2009.
Fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário