Image Map

19 setembro 2013

Oficina de psicomotricidade - Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

SÉRIE "JOGOS IMAGINÁRIOS"
Série de trabalhos em arte digital, utilizando o escaneamento de trabalhos em pintura, desenhos a nanquim, foto-desenhos e gravuras de outras fases do artista compondo, assim, um painel de múltiplas leituras. A arte digital vem compor o elenco de técnicas desenvolvidas por Guache ao longo da sua vida artística, sempre em busca de novas linguagens, onde aportar a sua criação. Fonte

Le Boulch (apud Gomes, 1998 p. 16) "enfatiza a necessidade da educação psicomotora baseada no movimento, pois acredita ser esta preventiva, assegurando que muitos dos problemas de alunos, detectados posteriormente e tratados pela reeducação, não ocorreriam se a escola desse atenção à educação psicomotora, juntamente com a leitura, a escrita e a aritmética. O autor considera a psicomotricidade um importante elemento educativo, como um instrumento indispensável para aguçar a percepção, desenvolver formas de estimular a atenção e estimular processos mentais." Sendo assim, como podem os professores prevenir futuros problemas de aprendizagem, trabalhando com a psicomotricidade?

Segundo Lapierre e Le Boulch (OLIVEIRA, 1992) a psicomotricidade deve ser uma formação de base indispensável para toda criança, pois oferece uma melhor capacitação ao aluno para uma maior assimilação das aprendizagens escolares. Um bom desenvolvimento psicomotor proporciona ao aluno algumas capacidades básicas para um bom desempenho escolar. Qual a relação entre alfabetização e psicomotricidade? Será que a reeducação psicomotora tão usada, é mesmo necessária? Será que não é mais fácil uma prevenção contra possíveis dificuldades de aprendizagem? Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário