21 setembro 2013

FORUM DE EDUCAÇÃO – MARÍLIA – dias 03 e 04 de outubro

PROGRAMAÇÃO:
TEMA: Qualidade da educação escolar em debate
PÚBLICO ALVO: participantes do projeto Observatório e profissionais da educação do sistema municipal de educação de Marília.
OBJETIVO: divulgar resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Observatório e promover diálogo entre profissionais da rede e pesquisadores.
PRIMEIRO DIA: 03 de outubro
8:00 – Credenciamento
8:30 – Apresentação cultural 
9:00 – Ppalestra de abertura com a professora Flávia Obino Correa Werle
10:15 – Intervalo
10:45 – Apresentação de cada subprojeto pelo respectivo coordenador
ALMOÇO
14:00 – Grupos de Trabalho
1 – Perfil dos alunos ingressantes no ensino médio em escolas públicas de ensino médio de São Leopoldo
2 - Metodologia de trabalho de professores de educação básica pesquisadores: interlocuções em uma rede de ensino pública municipal de educação básica 
3 – Defasagem idade série e as políticas educacionais: realidades de cinco municípios do Rio Grande do Sul 
4 – Indicadores de desempenho dos municípios e determinantes da qualidade: análise da gestão educacional de municípios do interior paulista 
5 – O salário como prêmio e não como valorização do profissional: por entre as políticas de avaliação em larga escala na cidade de Foz do Iguaçu
6 – O PDE e o PAR como instrumentos de gestão da política educacional: a avaliação em larga escala como parâmetro de análise 
7 – A avaliação da educação infantil em Foz do Iguaçu: a experiência do Idebinho
8 - As avaliações em larga escala no contexto das secretarias municipais de educação: inovações ou retrocesso?
SEGUNDO DIA: 04 de outubro
8:30 – Apresentação Cultural
9:00: mesa redonda:
Secretária municipal de educação de Marília
João Jorge Correa
Elianeth Dias Kanthack Hernandes
10:45: intervalo
11:00: debate com a plenária
ALMOÇO
14:00 – 17:00: mini cursos 
1 – Técnicas Freinet: em foco a aula passeio e o livro da vida
2 – Linguagens artísticas e Sociologia da infância 
3 – Direitos Humanos e gênero na escola: avaliando a cultura escolar 
4 - Avaliação da aprendizagem e o Plano de desenvolvimento da escola 
5 – Educação integral em tempo integral: reflexões sobre os tempos da e na escola 

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