Image Map

08 setembro 2014

Comissões julgadoras já fazem a seleção de textos em 5364 municípios que têm estudantes participando do programa.

Até 12 de setembro, as 5.364 cidades brasileiras – 96,3% de todos os municípios do país, que possui 5.570 – que tenham estudantes participando da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro devem escolher os textos vencedores que irão representar o município na Etapa Estadual.
As Comissões Julgadoras Municipais – as CJMs - devem ser organizadas pelas secretarias municipais de educação. No caso de municípios que não tenham aderido ao programa, mas que possuam alunos de escolas estaduais ou federais participando, a comissão deve ser realizada pelo órgão regional de ensino, uma para cada cidade sob sua jurisdição. É importante que as escolas acompanhem e participem de todo o processo.
A Etapa Municipal, com o trabalho das comissões, é um dos momentos mais importantes da Olimpíada, pois o texto ou os textos avaliados e escolhidos - venham de alunos da rede municipal, estadual ou federal - representarão uma cidade inteira. Por esta razão é grande a responsabilidade das comissões. Elas devem ser as mais representativas possíveis, atentas aos critérios propostos pela Olimpíada e que precisam ser seguidos para a seleção de textos. Todo avaliador deve fazer o curso “Avaliação de textos - Orientação para seleção de textos nos gêneros: Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de opinião”. 
Para garantir a isenção, os avaliadores que participam das comissões julgadoras e que têm acesso aos textos pelo portal da Olimpíada não sabem o nome da escola, do estudante ou do professor, já que estes dados não aparecerão para eles. Devem ser avaliados todos os textos disponíveis no ambiente virtual da Olimpíada. Fonte
A Comissão Julgadora Municipal da nossa cidade reuniu-se no dia 04 de setembro de 2014 para a realização dos trabalhos.
Veja no quadro abaixo a quantidade de textos por categoria que foram avaliados. 
Gênero Textual
Quantidade avaliada
Quantidade escolhida para etapa estadual
Artigo de opinião
08
01
Crônica
13
02
Memórias literárias
09
01
Poema
17
02
Parabéns a EMEF Nivando Mariano dos Santos em especial a professora Vivian Brabo Perinetti e a aluna Ana Caroline da Silva Selioni pela conquista! Única aluna da rede municipal que representará nosso município na etapa estadual.
Título: MINHA PEQUENA GRANDE CIDADE 
Escola: NIVANDO MARIANO DOS SANTOS EMEF 
INEP: 35105594
Diretor(a): Alessandra Aparecida Tavares de Moraes 
Professor(a): Vivian Brabo Perinetti 
Aluno(a): ANA CAROLINE DA SILVA SEOLINI

Um comentário: